Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Herdeiras da Tradição: Conheça a maior torcida organizada feminina do Brasil

A Pichau Arena teve uma conversa com Julia Lanna, idealizadora do projeto

0

No mundo do futebol, as torcidas organizadas são uma presença tradicional, reunindo pessoas apaixonadas por um time comum. No entanto, esse fenômeno agora está se estendendo ao mundo dos eSports, com exemplos como as “Herdeiras de Tradição“, a primeira e maior torcida organizada feminina de esportes eletrônicos no Brasil.

Para entender melhor sobre a criação e o movimento das Herdeiras de Tradição, a Pichau Arena teve uma conversa exclusiva com Julia Lanna, fundadora do projeto.

A ideia por trás do projeto

A ideia para as Herdeiras de Tradição surgiu há dois anos, e desde então tem reunido mais de 200 mulheres em todo o Brasil que levantam suas vozes em prol da diversidade e do amor pelos eSports e pela paiN Gaming. 

Julia Lanna, conhecida carinhosamente como “chefinha” pelas integrantes, explicou que a ideia nasceu da percepção de que havia muitas mulheres na torcida, mas não havia um canal de comunicação entre elas. Além disso, naquela época, a paiN Gaming falhava em abordar questões de diversidade e inclusão.

“A ideia surgiu quando eu, Julia (ou chefinha para as meninas risos) percebi que haviam muitas meninas na torcida mas não havia nenhum tipo de contato entre elas e que naquela época a paiN falhava nas pautas de diversidade e inclusão. Então minha ideia foi juntar essas pessoas, para além de torcer, cobrar a organização e apoiar as mulheres do cenário de forma mais organizada e vocal.”

Dando voz

A representatividade feminina em um cenário majoritariamente masculino é crucial, proporcionando voz àquelas que compartilham desse universo. Julia destacou a importância da representatividade feminina no cenário, apontando para a inspiração que isso gera e para a desconstrução de estereótipos.

Foto: Reprodução/Twitter

“A representatividade feminina no cenário de e-Sports é de extrema importância por várias razões. A Inclusão e diversidade: A presença de mulheres no e-Sports promove a inclusão e diversidade dentro da comunidade gamer. Isso cria um ambiente mais acolhedor e igualitário para todos os jogadores, independentemente do gênero.

  • Inspiração: Mulheres que se destacam no e-Sports servem como modelos inspiradores para outras mulheres e meninas que desejam entrar nesse campo. Ver mulheres competindo e tendo sucesso no e-Sports pode motivar mais mulheres a se envolverem ativamente no cenário.
  • Desconstrução de estereótipos: A presença de mulheres no e-Sports desafia os estereótipos de que jogos são exclusivamente para homens. Isso ajuda a desfazer preconceitos e noções ultrapassadas sobre o que é adequado para cada gênero.
  • Crescimento da indústria: A inclusão de mulheres no e-Sports pode levar a um crescimento mais robusto da indústria, ampliando o público-alvo e aumentando o interesse de patrocinadores e investidores.

A HDT exerce um papel de cobrança, resistência e luta, pra garantir a inclusão e a visibilidade.”

Parceria e apoio da paiN Gaming

De acordo com a idealizadora do projeto, não se trata apenas de um movimento, pois a torcida conta com o apoio e a colaboração da organização. A paiN Gaming ouve as demandas das Herdeiras de Tradição e se coloca à disposição para ajudar.

Foto: Reprodução/Twitter

“A comunidade reconhece a necessidade e a importância da HDT, visto que somos uma torcida organizada com um propósito maior do que apenas apoiar um time e a paiN nos recebe com muita atenção, especialmente se colocando à disposição e atendendo às nossas demandas, como o investimento na line inclusiva. Esse apoio vindo da organização é extremamente importante para que a gente se sinta ouvida.”

Um ambiente acolhedor

Além disso, Julia destaca como a torcida é recebida pela comunidade de eSports e pela própria equipe da paiN Gaming, enfatizando o ambiente seguro e livre que procuram criar para as torcedoras.

“A HDT cria um ambiente em que as pessoas podem se sentir seguras e livres para se desenvolver e também falar sobre pautas que trazem conscientização para comunidade.”

O impacto da torcida

Com dois anos de atividade, a torcida já deixou um impacto significativo na promoção da igualdade de gênero e na diversidade dentro dos eSports. Para a líder do projeto, o objetivo vai além do apoio à paiN Gaming, é sobre acolher e incluir pessoas que não têm visibilidade no cenário e na sociedade em geral.

“Já fazemos isso com os projetos de apoio a organizações que acolhem mulheres com câncer, vitimas de violência e a comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo para além do apoio a paiN é acolher e incluir as pessoas que não tem lugar de visibilidade no cenário e na sociedade.”

Foto: Reprodução/Twitter

“Para planos futuros buscamos abranger modalidades inclusas independente da presença da paiN, buscando enaltecer e apoiar todas instâncias do cenário inclusivo.”, completou.

Como fazer parte?

Para aquelas que desejam fazer parte do projeto, qualquer mulher que torce para paiN pode se juntar às Herdeiras de Tradição.

“Qualquer mulher que torce pra paiN pode fazer parte da HDT, nossa única exigência é o preenchimento de um formulário para que a gente possa ter um controle das participantes do grupo.”

Foto: Reprodução/Twitter

“A partir daí todas as meninas participam das decisões e projetos que fazemos. A gente preza muito por essa inclusão de todas, principalmente para que exista o sentimento de pertencimento.”, finalizou Julia.

A única solicitação é que as interessadas preencham um formulário, proporcionando ao projeto um controle mais eficiente sobre as participantes do grupo.

4.9 7 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x