Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

LoL: Relembre a carreira de dyNquedo no competitivo

Ao longo de quase 10 anos, acumulou 3 taças do CBLOL

1

Na noite de quarta-feira (26), a comunidade foi impactada com o anúncio de aposentadoria do mid laner Matheus “dyNquedo” Rossini. Reviva os quase 10 anos de carreira no LoL (League of Legends) do agora ex-jogador profissional.

 

 

Nascido em 14 de outubro de 1997, Matheus disputou pela primeira vez o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) no primeiro semestre de 2017. Na última edição da competição brasileira, sagrou-se campeão com a paiN Gaming (PNG). E agora, 2025, anuncia a aposentadoria.

 

O início da carreira de dyNquedo

estreia de dyNquedo em 2017
foto: reprodução/ Riot Games

A primeira partida de dyNquedo como profissional foi em 27 de janeiro de 2017. O primeiro time que defendeu foi a Operation Kino (KINO). No primeiro confronto da carreira, o mid laner saiu derrotado por 2-0 nos jogos de ida e volta contra os ninjas. No primeiro split como pro player, acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos com o placar final em 6-8.

No fim do mesmo ano, o jogador integrou a equipe pela qual foi derrotado na estreia. Com os ninjas, venceu o primeiro split do CBLOL 2018. Além do primeiro título, alcançou também a classificação para o primeiro torneio internacional da carreira, o MSI 2018 (Mid-Season Invitational). O resultado da primeira participação internacional não foi bom, terminou eliminado ainda na fase de grupos.

estreia de dyNquedo no internacional em 2018
foto: reprodução/ Riot Games

Ainda em 2018, dyNquedo conquistou mais uma taça do campeonato brasileiro e representou a região brasileira internacionalmente novamente, desta vez, no Worlds 2018. Assim como no MSI, o time dos ninjas acabou sendo eliminado ainda na fase de grupos com o placar em 1-3. O mid laner vestiu o uniforme laranja até o fim de 2019.

A história com a paiN Gaming

dyNquedo na paiN Gaming - final CBLOL 2022
foto: reprodução/ Riot Games

Entre 2020 e 2021, o atleta passou por inúmeros times, tais como: Havan Liberty Gaming e LOUD (LLL). Entretanto, não conquistou nenhum título. Após a pandemia da Covid-19, em 2022, o pro player integrou o elenco da paiN Gaming (PNG), no qual permaneceu até o fim da carreira.

Ao lado dos tradicionais, foi vice-campeão por quatro vezes seguidas no CBLOL. Em 2024, prometeu que levaria a taça da última edição do torneio brasileiro e cumpriu a palavra. Assim, se tornou tricampeão ao lado de Choi “Wizer” Ui-seok, Marcos “Cariok” Oliveira, Alexandre “TitaN” Lima  e Choi “Kuri” Won-yeong.

O brasileiro que enfrentou Faker

dyNquedo, ex-pro player
foto: reprodução/ Riot Games

Após cinco anos da última participação internacional, dyNquedo voltou a representar o Brasil no Worlds 2024. Com os companheiros, o mid laner viveu uma das melhores campanhas de um time brasileiro internacionalmente ao conseguir se classificar para a fase suíça do torneio.

Em 4 de outubro, a PNG enfrentou a gigante T1 de Lee “Faker” Sang-hyeok. Os tradicionais acabaram derrotados, mas a comunidade brasileira comemorou o abate do conterrâneo em cima de Faker, veja:

Apesar dos esforços da paiN Gaming, a equipe foi eliminada pela Team Liquid (TL) de Eain “APA” Stearns em 7 de outubro por 2-0. A última aparição de dyNquedo em uma competição internacional pode ter encerrado com uma eliminação dura, porém, o jogador protagonizou momentos históricos.

O último torneio que o mid laner participou foi o primeiro split da LTA (League of The Americas), no qual se classificou para a fase Américas, também chamada de Cross-Conference. Entretanto, a PNG acabou eliminada pela 100 Thieves (100) e não conseguiu chegar à grande final.

Ao longo da carreira, dyNquedo acumulou três títulos do CBLOL e três participações internacionais, sendo a última a mais memorável. Quanto ao futuro, o agora ex-atleta não tem certeza do que fará, mas após conversar com a paiN Gaming, da qual ainda faz parte, revelará os planos aos fãs.

5 2 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anonimo
Anonimo
26/02/2025 22:14

que materia incrivel da jornalista dory, ela escreve muito bem parabéns!

1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x