Conforme publicado pelo WCCFTech no último domingo (30), os desenvolvedores dos jogos inZOI e The First Berserker: Khazan recomendaram que usuários de placas gráficas das séries RTX 40 e RTX 30 evitem atualizar para as versões mais recentes dos drivers da NVIDIA.
Segundo relatos da comunidade e testes internos, as versões mais novas estão causando quedas de desempenho, travamentos e instabilidade nos jogos.
- inZOI: requisitos para o simulador de vida que promete revolucionar o gênero
- NVIDIA em negociações avançadas para compra de empresa em acordo milionário
Problemas de desempenho motivaram downgrade

O aviso foi publicado nos canais oficiais de suporte de ambos os games. No caso de inZOI, os desenvolvedores sugerem que os usuários de placas RTX 40 utilizem o driver 566.36, lançado em dezembro de 2024, pois as versões posteriores apresentaram problemas como stuttering, quedas bruscas de FPS e até fechamentos inesperados.
Para usuários de RTX 30, a recomendação inicial era manter os drivers mais recentes, mas, caso problemas sejam detectados, também fazer o downgrade para a versão 566.36.
O mesmo ocorre com The First Berserker: Khazan, jogo no qual os desenvolvedores identificaram que os players que usam as placas da série RTX 40 enfrentam dificuldades de desempenho com os drivers mais novos.
A recomendação oficial é que voltem para a versão 566.36. Já os donos de RTX 30 podem manter o driver mais atualizado, a menos que notem instabilidades, situação em que também devem recorrer ao downgrade.
Problemas não são novidade
Embora problemas com drivers não sejam incomuns, essa nova série de relatos levanta preocupações sobre a qualidade das atualizações recentes da NVIDIA. Alguns usuários especulam que as otimizações para placas de última geração podem estar interferindo no desempenho de modelos anteriores, causando incompatibilidades.
Até o momento, a verdinha não se pronunciou oficialmente sobre o problema. Entretanto, os desenvolvedores dos jogos seguem acompanhando a situação e recomendam cautela antes de atualizar os drivers.