Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Como Montar um PC Gamer: Guia Completo para 2024

0

Quais jogos você mais gostaria de jogar se tivesse um Setup Gamer dos sonhos? Ter computador que possa rodar todos os seus games favoritos é certamente um desejo de muitos entusiastas. Mas muitas vezes montar uma máquina perfeita para muitas horas de gameplay pode ser um desafio, especialmente pela dificuldade de escolher os hardwares corretos. Por isso, estamos trazendo um guia com passo a passo de montar um PC Gamer.

O que um PC precisa ter para ser considerado gamer?

Para entender o que um PC precisa para ser considerado gamer, é preciso entender seus componentes. Um computador padrão é composto por algumas peças essenciais para seu pleno funcionamento, como placa-mãe, processador, placa de vídeo, memória e dispositivo de armazenamento.

Entretanto, para que um PC possa ser uma verdadeira máquina para jogos, é necessário que esses componentes tenham capacidades de renderizar gráficos e aceitem cargas de trabalho maiores, já que uma grande parte dos títulos atuais mais jogados, como Counter Strike 2, Apex Legends e Fortnite, exigem que o sistema tenha uma placa gráfica dedicada, grande espaço de armazenamento e processadores mais potentes.

Também deve-se levar em conta que os periféricos tenham foco em performance, como mouses com altas taxas de DPI, teclados mecânicos e monitores com maior taxa de quadros.

Vale a pena montar um PC gamer?

Apesar de receber Gamer no nome, um PC Gamer tem todas as mesmas funções de um PC padrão, como trabalhar, acessar internet e quaisquer outras atividades pessoais e profissionais. Uma grande vantagem de uma máquina com especificações para jogos está no foco em performance, e claro, poder jogar seus jogos favoritos como sempre quis.

Como montar um pc gamer? Entenda o que é necessário

Saiba quais jogos pretende jogar

Muitos jogos atuais exigem uma máquina com bom desempenho, mas nem todos demandam um computador com hardwares de ponta e última geração. Para jogos como League of Legends, Valorant e alguns títulos mais recentes, combinar placa gráfica de nível intermediário e investir um pouco mais na escolha de processador e memória pode resultar um computador com custo médio e boa performance.

Escolha as peças necessárias para o PC

Vamos entender um pouco sobre cada um dos componentes básicos para a montagem de PC Gamer, suas importâncias e recomendações de peças de referência para compor um setup com ótimo custo-benefício e qualidade.

Placa-mãe

placa mãe

A escolha da placa-mãe leva em consideração alguns fatores relacionados aos outros componentes que serão escolhidos pelo usuário, como a marca e geração do processador, a quantidade de módulos de memória RAM e as especificações da placa gráfica e dos dispositivos de armazenamento. O modelo recomendado é a ASRock B450M Steel Legend, que tem soquete AM4 para processadores AMD.

Processador

processador

Como peça central do computador, existem duas fabricantes principais de processadores: Intel e AMD. A escolha de um processador de alta qualidade e desempenho pode fazer a diferença na experiência final do jogador, ainda invista numa placa gráfica mais potente. O  AMD Ryzen 5 5600X é uma opção intermediária compatível com diversas placas gráficas.

Leia também:

Memória RAM

memória ram

Os módulos de memória RAM são outras das partes essenciais do computador, pois permitem que o processador acesse os arquivos necessários para executar programas e jogos de maneira mais rápida e eficiente. Ter uma boa quantidade de RAM garante que o PC rode os jogos mais pesados com menos possibilidades de travamento. Dois módulos da Team Group T-Force Pichau Delta RGB 8GB suprirão facilmente a necessidade desta máquina.

Placa de vídeo

placa de vídeo

Renderizar gráficos de jogos com detalhes e fluidez exige uma grande capacidade de processamento, e somente a CPU não é suficiente para exercer essa função. Neste momento, a placa de vídeo, ou placa gráfica, cumpre um papel crucial para que a máquina possa ser realmente considerada um PC Gamer. A Radeon RX 7600 Mech 2x Classic OC é uma placa de vídeo intermediária de ótima performance.

Armazenamento

ssd de armazenamento

Até algum tempo atrás, salvar dados pessoais do computador era função exclusiva dos discos rígidos. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje temos os dispositivos de estado sólido, ou os SSDs, que são mais rápidos e recomendados para jogos, ao custo de uma capacidade menor de armazenamento. O Mancer Alastore A3 tem capacidade de 512GB e possui conexão M.2, que será fixado diretamente na placa-mãe.

Fonte de alimentação

fonte de alimentação

Para energizar todo setup, é necessário escolher uma fonte de alimentação de boa qualidade, com um valor de potência grande o suficiente para suportar todos os componentes, principalmente a placa de vídeo, que normalmente é a que mais exige consumo de energia. O Mancer Thunder 600W deve fornecer potência o bastante para a placa gráfica.

Gabinetes

gabinete pichau

Por último, mas não menos importante, temos o gabinete. A escolha de estrutura tem que ser pensada em poder suportar todos os componentes escolhidos e ter um visual agradável e uma boa interface para o usuário. Os preferidos são os modelos MidTower, que costumam ter bom espaço interno e aceita a maioria dos formatos de placa-mãe. O gabinete Gamer Pichau Pouter 3 aceita os formatos ITX, mATX, ATX e E-ATX.

Leia também:

Passo a Passo para Montar o seu PC Gamer

Após entender e escolher os componentes que compõem o computador, hora de começar a montagem:

  • Passo 1: Começando com a placa-mãe, verifique primeiro qual o soquete de processador e confirme se é compatível com a CPU escolhida. Os processadores da Intel e da AMD possuem designs de encaixe diferentes, portanto, a placa-mãe deve ter o soquete compatível com a marca e a geração de escolha.
  • Passo 2: Recomenda-se instalar o processador antes de fixar a placa-mãe no gabinete. Atente-se a posição do chip e não aplique nenhum força para fazer o encaixe
    .
  • Passo 3: O processador é acompanhado de um coolerbox de fábrica. Instale-o sobre o processador e não será necessário aplicar pasta térmica, pois o coolerbox já vem com a substância aplicada.
    • Observação: Caso use um cooler comprado a parte ou qualquer outro sistema de refrigeração, deve-se aplicar cuidadosamente uma quantidade de pasta térmica o suficiente para cobrir a superfície de contato do processador com a chapa do cooler ou radiador, caso use sistema de watercooler.
  • Passo 4: Agora instale os módulos de memória. Os slots de memória da placa-mãe possuem travas nas laterais, que se fixaram os módulos automaticamente após o encaixe correto. Preste atenção na posição do vão do pente de memória, pois a fixação do componente deve acontecer sem uso de força extra.
  • Passo 5: Existem dois tipos de conexões de SSD: SATA III e M.2. O primeiro tipo é o mesmo utilizado por HDs, e é feito usando o cabo SATA padrão. O segundo tipo utiliza um encaixe específico diretamente na placa-mãe, próximo aos slots de expansão, localizado na traseira do gabinete.
  • Passo 6: Instalados todos os componentes menores da placa-mãe, agora é hora de fixá-la ao gabinete. Remova a lateral do gabinete, posicione a placa-mãe junto do espelho que identifica as conexões externas da placa e fixe-a com os parafusos que acompanham a torre.
  • Passo 7: Com a placa mãe posicionada, faça a instalação da fonte de alimentação no seu espaço apropriado, que é normalmente localizado na parte inferior do gabinete. Conecte os cabos de alimentação à fonte e mantenha os conectores na parte de dentro do gabinete.
  • Passo 8: Antes de começar a ligar os cabos de energia na placa-mãe, instale a placa de vídeo no barramento PCIe, liberando os slots de expansão do gabinete onde será conectado os cabos de video HDMI ou DisplayPort, dependendo da placa e do monitor. É importante também fixar o suporte da placa de vídeo no gabinete.
  • Passo 9: Faça as conexões dos cabos de energia na placa-mãe e na placa gráfica. Certifique-se de que os pinos estejam completamente encaixados ao conector da placa de vídeo, assim evitando superaquecimento e derretimento dos cabos.
  • Passo 10: Por fim, conecte todos os periféricos ao computador e ligue-o direto a rede elétrica. Não é recomendado o uso de estabilizadores e nobreaks, pois limitam a performance das placas gráficas.

Não se esqueça dos periféricos

Nenhum computador estará completo sem periféricos, e aqui vai algumas dicas de bons equipamentos:

Mouse Gamer

mouse gamer

Mouses gamer normalmente são ergonômicos, possuem botões a mais do que os dois padrões e podem ter ajuste de dpi, que é o quão rápido o cursor corre pela tela. Um bom mouse fará toda a diferença na jogatina. O mouse gamer HyperX Pulsefire Raid possui iluminação RGB que podem ser personalizadas por aplicativo exclusivo.

Teclados

teclado gamer

O preferido entre os jogadores são os teclados mecânicos. Diferente dos mais comuns, que possuem as teclas interligadas ao circuito por membrana, os teclados mecânicos possuem pequenos interruptores embaixo de cada tecla, que possuem molas que aumentam a durabilidade e evitam problemas ao pressionar diversas teclas ao mesmo tempo. O XPG Mage conta com teclas iluminadas e ciclo de vida de até 7 milhões de clique.

Headsets

headset

Além de ouvir suas músicas favoritas e assistir aos seus filmes e séries favoritos, um headset é um ótimo periférico para jogadores que gostam de desafios em jogos competitivos com mais seriedade e dedicação. O headphone Razer Kraken X Lite possui excelente qualidade de áudio e microfone dobrável de alta definição.

Monitores Gamer

monitor pichau

Um monitor gamer se diferencia dos outros monitores devido as suas taxas de frequência maiores e menor tempo de resposta aos comandos do computador. Taxas de quadros maiores significam imagens mais fluidas e melhor experiência em jogos modernos. O monitor TGT Altay T3H conta com taxa de frequência de 165Hz e tempo de respostas de apenas 1ms.

Cadeiras Gamer

cadeira gamer

Cadeiras gamer são desenvolvidas para garantir confortáveis horas de jogatinas, e costumam ser bastante procurados pela comunidade de jogadores. Uma boa recomendação é se atentar aos limites de peso e altura que o assento pode suportar, assim evitando-se acidentes e lesões. Uma boa opção é a TGT Heron TX Tecido, que possui inclinação de até 165º e suporta peso de até 130kg.

Conclusão

Agora que você sabe como montar um computador para games, quais títulos irá jogar? Montar um PC Gamer pode ser algo desafiador, mas basta um pouco de conhecimento e as ferramentas certas para que você consiga montar sua própria máquina. Escolha os componentes com sabedoria e tenha em mente seus objetivos e orçamento. Assim, construir seu próprio setup gamer será fácil e divertido.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x