Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Samsung Odyssey G9: O Monitor Gamer dos Sonhos

0

Lançado em agosto de 2023, o monitor gamer Samsung Odissey G9 vem chamando a atenção dos amantes dos jogos até o momento. A nova tela curva super ultrawide de 49 polegadas combina a tecnologia OLED com os exclusivos pontos quânticos da marca, o que promete proporcionar contraste mais definido e cores mais realistas.

Uma resolução 4K e uma alta taxa de atualização estão na mente dos jogadores hardcore que desejam o melhor de seus monitores de games. Mas para um certo subconjunto de fãs, não se trata apenas da contagem de pixels, mas do tamanho – ou, mais precisamente, da largura – do monitor. 

É claro que grandes inovações trazem um preço alto: os compradores interessados ​​terão que cavar um pouco mais fundo. Mas caso o preço do produto esteja disponível no seu bolso, vale muito o investimento. Poucas telas têm um fator mais surpreendente do que o Odyssey OLED G9.

odyssey oled g9 global launch
Foto: Divulgação/Samsung

Quais são as vantagens do Samsung Odyssey OLED G9?

Um dos principais pontos da tela, é que ela é simplesmente o primeiro monitor Dual UHD do mundo, oferecendo um plano de vídeo tão amplo quanto dois monitores UHD, com imagens incrivelmente detalhadas e nítidas e um grandioso campo de visão.

A qualidade visual ofertada pelo Odyssey G9 também é de cair o queixo. O poder do Quantum Mini-LED e HDR 1000 traz níveis surpreendentes de precisão visual, definição e brilho. Assim, mesmo os menores detalhes parecem reais.

Outro ponto importantíssimo e que sempre é levado em consideração no quesito jogos, é o índice de progressão. Com uma taxa de atualização de 240Hz, tempo de resposta de 1ms(GtG) e FreeSync Premium Pro, você estará sempre à frente dos seus adversários nas partidas.

Outra grande vantagem do monitor Samsung Odyssey OLED G9 é o tamanho da tela, que é algo surpreendente e surreal. A tela super ultra-wide de 1000R de 49 polegadas é diferente de tudo o que você já viu antes, que preenche sua visão periférica e faz com que você se sinta no lugar do personagem.

Surpreendentemente, ou não, a tela possui grande potencial para produtividade. Isso porque há a possibilidade de dividir o campo de visão em partes e separar várias abas de navegador e programas, de modo a eliminar o uso do atalho ALT + TAB.

odyssey oled g9
Foto: Divulgação/Samsung

Características do Samsung Odyssey G9

  • Conectividade

O Odyssey tem um kit de conexões muito decente para quem procura jogar por um computador ou simplesmente simular o uso de duas telas e conectar duas fontes de sinal, como um PC e um console. Ele oferece duas portas DisplayPort 1.4, uma entrada HDMI 2.0, duas USB-A 3.0, uma entrada para fones de ouvido e outra para cabo de força.

Entretanto, além dos jogos, existe um grande potencial do Odyssey G9 para quem faz transmissões ao vivo na internet, por exemplo, pois é possível dividi-lo em dois e exibir duas fontes de sinal ao mesmo tempo com o modo PiP. Isso é válido caso o objetivo seja transmitir um jogo de um console e utilizar o sinal do PC para um programa de transmissão ao vivo.

  • Construção e design

Com relação ao visual, o monitor da Samsung é até discreto, considerando suas dimensões bastante robustas. Ele é vendido apenas na cor branca, mas traz algumas linhas diagonais e aberturas na parte traseira que o deixam com um visual um pouco mais futurista.

O “lado gamer” do monitor Odyssey G9 fica mais evidente pela presença de um núcleo no centro do produto, que faz a conexão com o suporte. Esse núcleo, batizado pela própria empresa de “núcleo de iluminação infinito”, permite que o usuário personalize a cor da região, podendo escolher entre diversas opções de iluminação e efeitos. O brilho, no entanto, não é tão forte, portanto não deve refletir na parede.

Finalizando a parte de construção, temos um único botão em forma de joystick na região central inferior para acessar as configurações do monitor. É por ele, por exemplo, que se pode ligar/desligar o item, alterar as cores e efeitos do núcleo de iluminação infinito, personalizar a aparência da tela, definir a taxa de atualização do display e o tempo de resposta, além de ativar o modo PiP (Picture-in-Picture).

  • Tela

Apesar de visualmente estranho em um primeiro momento, o display mais angulado do Odyssey G9 é benéfico principalmente no ângulo de visão, deixando a visualização dos conteúdos mais natural.

A taxa de quadros de 240 Hz e o suporte para Adaptive Sync e FreeSync Premium Pro facilitam a obtenção de uma imagem suave e bonita, mesmo quando um computador se esforça para manter a renderização da imagem suave. Tempos de resposta ultra rápidos de 0,03 milissegundos tornam a tela ideal para jogos.

Leia também: Taxa de Atualização Hz no Monitor: o que é e por que importa

Não são apenas os jogos que podem se beneficiar da tela grande, mas muito espaço de trabalho também é uma grande vantagem para outras coisas. Você pode ampliar o editor de vídeo para acomodar uma linha do tempo clara e muitas janelas e ferramentas ao mesmo tempo, e ainda ter espaço para um navegador e gerenciador de arquivos. São literalmente dois monitores 1440p 16:9 “normais” lado a lado.

samsung odyssey olead g9
Foto: Reprodução/Stuff

Quanto custa o Odyssey OLED G9?

Conforme supracitado inicialmente no texto, este monitor possui um preço muito fora da realidade para muitos brasileiros, por tudo o que ele oferece. Atualmente, é possível encontrá-lo entre R$ 8.989,00 e R$ 12.958,92.

Onde comprar o Odyssey G9?

Contando com um dos melhores preços do mercado, entrega rápida e um excelente atendimento, a Pichau surge como a melhor opção para realizar a compra do Odyssey G9. Inclusive, neste momento, a loja de periféricos oferece o menor preço no item.

Conclusão

Não há como contornar a enorme pegada do monitor Odyssey G9 ou o seu preço. Qualquer um deles é susceptível de ser um obstáculo para a maioria das pessoas. No entanto, não há nada igual e, para aqueles que têm dinheiro, espaço e um PC suficientemente potente para aproveitar todo o seu potencial, não há como negar a experiência incrível e envolvente que oferece.

Embora os ecrãs MicroLED sejam a solução definitiva (proporcionando todas as vantagens do OLED sem o risco de queimar), os ecrãs MicroLED acessíveis estão a anos de se tornarem uma realidade. Por agora, e num futuro previsível, este monitor gamer da Samsung continuará a ser um dos monitores de jogos mais cobiçados do mercado. E com muito boas razões.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x