FURIA: Transformando o jogo e impactando vidas
Um salto rumo à diversidade, equidade e inclusão nos eSports
No último ano, a FURIA avançou significativamente na promoção da diversidade, equidade e inclusão no cenário de eSports. Em uma entrevista exclusiva à Pichau Arena, Patrícia Lima, responsável pela área de Diversidade, Equidade e Inclusão na organização, destacou os progressos e projetos de 2023, além das metas a serem alcançadas.
- FURIA lança nova linha de roupas da “Future is Black”
- CS2: ESL anuncia equipes convidadas para Pro League S19
Inclusão Social: Mais que uma estratégia, uma transformação
A FURIA adotou uma estratégia sólida de inclusão social em sua estrutura, resultando em contratações que refletem a diversidade da sociedade. Em 2023, a organização contratou 16 pessoas não brancas, representando impressionantes 75% das novas contratações.
Patricia enfatizou o impacto físico dessas mudanças, transformando o cenário de eSports para torná-lo mais inclusivo.
“Ao longo do ano, sempre que a FURIA marcava presença em algum lugar, em algum evento, em algum cenário, as pessoas conseguiam notar a diferença. Quando nossa equipe estava presente, havia muito mais diversidade: mais pessoas pretas, mais pessoas amarelas, mais mulheres, pessoas não binárias, pessoas trans.”

“Acredito que esse é o impacto físico que conseguimos causar. Por exemplo, na BGS, um local que promove inclusão e diversidade, falando sobre a troca de experiências culturais, conseguimos transformá-lo em um lugar para todos. Queremos que todas as pessoas se sintam representadas”, completou.
Projetos Sociais: Trazendo experiências únicas
Durante 2023, a organização realizou uma série de iniciativas sociais, incluindo o “Cine FURIA“, “Ocupa BGS“, “Ações de Natal” e “Ônibus FURIOSO“. Esses projetos proporcionaram experiências únicas para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.
A profissional ressaltou a importância de permitir que essas crianças sonhem e se vejam fazendo parte do cenário de eSports.
“É levar essas crianças para que elas tenham a experiência. Além disso, é levar a comunidade por meio delas para essas experiências, a fim de tornar outros lugares conscientes do cenário de eSport.”

“ Muitas pessoas ainda não entendem qual é o trabalho, o que fazemos. Queremos que essas crianças comecem a participar mais ativamente disso e a se colocar nesses lugares também, porque elas podem sonhar com isso, podem querer participar e fazer parte desse cenário.”
Manifesto “Future is Black”
Em 2023, a FURIA iniciou o manifesto “Future is Black“, apresentando-se como um movimento sociocultural no universo dos esports.
Patricia enfatizou que esse movimento é uma forma clara de expressar o que muitas vezes não é dito no cenário, a head da área acredita que isso terá um impacto a médio e longo prazo, trazendo mais diversidade para cargos de destaque no mercado.
“Futures is Black, a gente entende como um manifesto. Acho que é uma maneira que a FURIA encontrou de fazer com que as coisas que não estão sendo ditas dentro do cenário sejam ditas de uma maneira mais clara.”

“É como se um pilar que tivesse sido levantado na FURIA, para que a empresa continue andando e crescendo. Future is Black precisa ser considerado em todas as nossas ações assim como em todas as atividades.” afirmou.
Planos para o futuro
Sobre os projetos para 2024, Patricia revelou que o “Cine FURIA” é um dos objetivos a serem cumpridos, além do grande sonho de conectar-se com ONGs e parceiros sociais na África.
“O Cine FURIA é um projeto que já começamos no ano passado, e estamos animados para continuar em 2024. Além disso, tenho o grande sonho de me conectar com ONGs e parceiros sociais na África para expandir o movimento de eSports lá. Estamos trabalhando nisso, e se algo acontecer, todos ficarão sabendo”, concluiu a profissional.
A FURIA eSports destaca-se não apenas pelas suas conquistas nos eSports, mas também pelo compromisso contínuo em construir um cenário mais inclusivo, equitativo e diversificado para todos.