Após a derrota que sofreu para a paiN Gaming (PNG), neste domingo (6), na LTA Sul (League of The Americas), o coach da LOUD (LLL), Diego “Sephis” Jara, compareceu à coletiva de imprensa. Dentre as perguntas respondidas, o técnico de LoL (League of Legends) falou sobre a comunicação.
- LTA Sul: Beijo, reviravolta e clássico brasileiro marcam segundo dia
- LTA Norte: Brasileiro faz história em palco internacional
No primeiro final de semana do campeonato, a verduxa perdeu dois jogos, mesmo após a reformulação profunda que realizou na lineup. Para saber mais sobre as mudanças, confira este texto.
LOUD Sephis fala sobre comunicação com Route

O técnico conta que um dos objetivos com as alterações na equipe era melhorar a “comunicação fora de jogo” a qual estava atrapalhando o crescimento do time “dentro de jogo”. E com a troca de dois pro player sul-coreanos por dois brasileiros, mudou a forma como os jogadores se comunicam e passou a ter falas em português quando jogadores nascidos no Brasil falam entre si.
Entretanto, é uma preocupação da LOUD que Moon “Route” Geom-su “se sentisse confortável” e ouvido pelos colegas de equipe. Por isso, agora, o atirador é acompanhado pelo tradutor Lucas Jhun “Paclo” Hyun-uk. Apesar de parecer contraintuitivo, o ADC (Attack Damage Carry) se mostrou mais comunicativo após a reformulação.
“Eu e até mesmo os outros jogadores sentem que o Route tem sido cada vez mais participativo dentro do time, agora com um tradutor do que antes com três coreanos, o que é irônico.” — Sephis, coach da LOUD
Apesar da adição da língua portuguesa à dinâmica do time, o técnico garante que o sul-coreano não fica isolado nem perdido quanto aos planos da equipe, pois em decisões “essenciais”, ou seja, as “comunicações que deveriam incluir o Route” são feitas em inglês.
Os problemas de comunicação nos stage da LTA Sul

Mas nem tudo são flores. O primeiro final de semana do campeonato não rendeu nenhuma vitória à hydra que se encontra 0-2 na LTA Sul. Para o técnico, um dos problemas é a “falta de carinho” na hora de comunicar pontos importantes. Entretanto, a falha na interlocução não está relacionada à linguagem, mas a outros detalhes.
“Os nossos problemas de comunicação não são necessariamente relacionado à linguagem, são mais relacionados à falta de carinho em alguns momentos que a gente pode ter em relação aos objetivos, em como a gente quer fightar, qual wave a gente quer usar.” — Sephis, coach da LOUD
A LLL retorna ao Rift no próximo sábado (12), e enfrentará a Vivo Keyd Stars (VKS) que está invicta até o momento. A premiação total do torneio é de R$ 310 mil, sendo que R$ 115 mil são destinados apenas ao campeão, que também conquista a vaga para o MSI (Mid-Season Invitational) e a EWC (Esports World Cup). Todos os confrontos da competição são transmitidos pelos canais da LTA Sul.