De acordo com uma publicação do PC Gamer desta terça-feira (18), uma pesquisa recente da Newzoo revelou que 92% dos jogadores de PC dedicam a maior parte de seu tempo a jogos considerados antigos.
Os dados foram apresentados por Ben Porter, diretor da empresa, durante a Game Developers Conference (GDC).
- Mouse Gamer: 3 opções em promoção por menos de R$250
- PC Gamer: 3 Opções em promoção durante o mês do consumidor
Jogos de PC em expansão

O mercado de jogos para PC continua em expansão, atingindo aproximadamente 907,5 milhões de jogadores em 2024, um aumento grande em relação aos 873,5 milhões registrados em 2023. O número supera o público dedicado a consoles, estimado em 653,1 milhões de pessoas.
A preferência por títulos mais antigos está relacionada ao domínio de jogos como serviço no mercado de PCs. Tais jogos oferecem atualizações contínuas e mantêm uma base de jogadores ativa ao longo dos anos.
No mais, a pesquisa da Newzoo, que entrevistou mais de 73 mil jogadores, revelou que 67% dos jogos mais populares atualmente foram lançados há seis ou mais anos; 25% têm pelo menos dois anos, e apenas 8% são lançamentos recentes.
Títulos mais jogados
Counter-Strike 2/Global Offensive: 7,1% dos jogadores
League of Legends: 6,4%
Roblox: 6,2%
Dota 2: 5,8%
Fortnite: 5,4%
O predomínio de jogos antigos representa um desafio para desenvolvedoras que buscam introduzir novos títulos no segmento de jogos como serviço.
Devido ao tempo e dedicação que esses jogos exigem dos jogadores, novos lançamentos precisam apresentar ideias inovadoras e recompensas atrativas para conquistar uma audiência significativa.