– AMD deve lançar na CES 2026 CPUs desktop Ryzen Zen 5 com tecnologia 3D V-Cache
– Chips prometem maior desempenho em jogos e tarefas sensíveis à latência
– Notícias ainda são rumores
No último domingo (26), o WCCFTech publicou que vazamentos de fontes de mercado e veículos especializados indicam que a AMD pretende apresentar no primeiro trimestre de 2026, durante a CES (Consumer Eletronics Show) 2026, uma nova geração de processadores desktop da linha Ryzen com arquitetura Zen 5 e suporte à tecnologia 3D V-Cache.
Segundo os rumores, entre os modelos esperados estariam o Ryzen 9 9950X3D2 (16-núcleos/32-threads) com dois die com 3D V-Cache, totalizando até 192 MB de cache L3, e o Ryzen 7 9850X3D (8-núcleos/16-threads) com até 96 MB de cache 3D V-Cache.
- Vazamento revela que AMD prepara CPU inédito para AM5
- AMD vai ganhar US$1 bilhão com dois novos supercomputadores
A tecnologia 3D V-Cache permite aumentar a quantidade de cache de nível L3 por meio de empilhamento vertical, melhorando o desempenho em jogos e cargas sensíveis a latência, sem necessariamente depender apenas de mais frequência ou mais núcleos.

O ato de marcar a apresentação na CES 2026 não é exatamente surpreendente, visto que bate com a cadência de lançamentos da AMD e concorrência. Além disso, também é esperado que a plataforma AM5 ainda tenha novas evoluções (mesmo com Zen 6 ao horizonte).
O que esperar
Arquitetura Zen 5 refinada, provavelmente em processo de manufatura TSMC, com melhorias de eficiência e clocks;
Modelos “X3D2”, ou seja, com dois CCDs equipados com 3D V-Cache ou outras variantes de elevado cache total para entusiastas;
Compatibilidade com soquete AM5, mantendo placas-mãe como X670/X870, suporte a DDR5 e possível PCIe 5.0 ou superior;
APUs Zen 5 com cache 3D ou grandes melhorias gráficas integradas para sistemas compactos ou gamers moderados;
Lançamento ou anúncio formal em janeiro de 2026 durante a CES, com disponibilidade posterior (Q1/Q2) e preços ainda por definir.