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CS2: Como funciona a economia do jogo?

A cada round, a escolha de compra pode ser determinante para a vitória do time

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Além do aspecto competitivo do jogo, Counter-Strike 2 (CS2) possui outro ponto que pode ser determinante para a vitória da equipe – a economia.

O CS2 conta com um sistema de economia que se baseia em rounds ganhos, perdidos, armamento que o jogador obteve abate e outros detalhes. A cada round, a escolha de compra pode ser determinante para a vitória do time.

Armamentos

Ao conseguir abates com armas determinadas, o jogador ganha mais ou menos dinheiro. A seguir os valores:

  • Zeus x27: $0
  • Pistola: $300
  • CZ75-Auto: $100
  • Rifles: $300
  • AWP: $100
  • Granada: $300
  • Submetralhadora: $600
  • P90: $300
  • Shotgun: $900
  • Faca: $1500

Rounds

Com o desenrolar dos rounds, a situação de jogo pode mudar completamente. Saber a hora de guardar os equipamentos ou agressivar pode determinar o desenrolar do próximo round.

  • O time ganha $3250 se toda a equipe inimiga for eliminada.
  • Caso o time dos contraterroristas desarme a bomba, a recompensa é de $3500.
    • Quem desarmar a bomba, ganha $300 de bônus.
  • Caso os terroristas vençam o round com a explosão da bomba, a recompensa é de $3500.
  • Se os terroristas eliminarem a equipe inimiga antes da bomba explodir, a recompensa é a padrão de $3500.

Loss bonus

Quando a equipe está perdendo, a economia segue a seguinte regra:

  • Round pistol – 1° round da metade: $1900.
  • Round regular: $1400.
    • Todos os rounds perdidos na sequência concedem $500 em cima dos $1400 iniciais.
  • Quando um terrorista fica vivo e não consegue plantar a bomba, não recebe nenhum crédito.

Terminologia

  • Full Eco: quando o time não compra nada, salvando todos os créditos para o próximo round.
  • Eco: quando o time compra o mínimo necessário para vencer o round. Geralmente é deixado cerca de $2000 no banco.
  • Forçado: quando o time compra tudo possível, mesmo que não possuam equipamento forte.
  • AK/M4 herói: apenas um jogador do time compra o rifle, enquanto o resto da equipe faz eco ou full eco.
  • Full/Comprado: round que o time possui dinheiro para fazer o equipamento completo. Normalmente consiste em rifles, granadas e colete com capacete – no caso dos contraterroristas, o kit de desarme também.

O máximo de créditos que os jogadores podem acumular no CS2 é $16000.

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bnc
bnc
03/11/2023 21:58

Gostei do da didática explicada. Valeu!

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