Reprodução/Netflix
Quem é Rebecca Heineman, a primeira pro player trans da história?
Ela também foi a primeira campeã de um torneio de esportes eletrônicos no mundo
Atualmente diretora executiva da desenvolvedora Olde Sküül, a Rebecca Heineman foi a primeira pro player trans da história dos esportes eletrônicos. A marca histórica foi escrita no torneio norte-americano de Space Invaders Championship em 1980.
- BGS lança livro sobre cosplays com versão digital gratuita
- Pokémon UNITE: Meowtwo estará disponível como jogável em julho
A competição supracitada é considerada como o primeiro campeonato na história dos e-sports no mundo e contou com mais de 10 mil participantes de todos os lugares dos Estados Unidos. Além da grande presença de público, o torneio foi patrocinada pela Atari.
O tamanho do campeonato, se considerada a época, evidencia ainda mais a importância de Rebecca Heineman. De todos estes concorrentes, apenas ela conseguiu o grande feito de ser a primeira pessoa a conquistar um título do mundo dos esportes eletrônicos na história mundial.
Ver essa foto no Instagram
Logo após vencer a Space Invaders Championship, a grande campeã recebeu uma oferta de para trabalhar como redatora para uma revista mensal. Porém, em uma das conversas com um editor, ela revelou que havia realizado engenharia reversa do código do Atari 2600.
A partir daí, o colega de trabalho fez questão de conseguir um encontro de Rebecca com os proprietários da desenvolvedora de jogos Avalon Hill. Durante a ocasião, a profissional foi contratada para ser programadora no mesmo momento. Segundo a própria, as mãos da primeira campeã nacional de esports, já trabalhou em mais de 250 jogos diferentes.
Um dos maiores feitos de Heineman, entretanto, foi em 2003. Quando na época, se assumiu como uma mulher trans, tornando-se a primeira pro player do gênero na história dos esportes eletrônicos. Atualmente, junto à esposa, luta pelas causas LGBTQIAPN+.