Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

PC é a plataforma onde mais se joga online, revela PGB

Segundo a 7ª edição Pesquisa Game Brasil, público gamer de desktop e notebook também é o mais jovem, com 44,3% na faixa entre 16 e 24 anos

0

A 7ª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), revelou que PC é a plataforma mais jogada do Brasil. 65% do público de PC joga conectado à Internet com outras pessoas, ligeiramente à frente dos consoles (58,2%) e celulares (48,6%).

Além disso, o computador é a plataforma com o maior volume de jovens, no qual 44,3% possui entre 16 e 24 anos. Já os adultos de 25 a 34 anos — que representam a principal faixa etária do gamer em geral, com 34,7% —, são apenas 29,7% do público de desktops e notebooks. Quanto ao sexo, os homens predominam nesta plataforma, com 66,1%.

Entre as categorias de games mais jogados no PC, aparecem algumas que são comuns entre um público mais nichado, como estratégia (em primeiro lugar, com 81,7%) e simulação (em quarto lugar, com 73,3%). Já os gêneros de ação (80,8%), aventura (79,4%) e shooter/tiro (72,8%) aparecem em segundo, terceiro e quinto lugar, respectivamente.

“O gamer de PC possui características tão diversas devido à versatilidade desta plataforma. Isso porque, além de permitir a personalização do hardware e conter inúmeros softwares, ela oferece o teclado como um ‘joystick’ mais preciso para determinados gêneros de jogos, como estratégia e simulação, além de outros acessórios que atendem um público mais competitivo no ambiente online”, conta Carlos Silva, Head de Gaming na Go Gamers.

Preferências para longas horas de jogo

Para um público que faz questão da experiência online, jogar por longas horas é praxe da atividade. Conforme a PGB, a tendência se confirma com 40,9% do gamer de PC dedicando uma média de 1h a 3h em suas sessões online. Fora isso, 41,9% jogam diariamente, e 54,9% utilizam a rede do Steam para tal.

O tipo de computador mais utilizado por este público é o notebook, com 54,3%, representando um crescimento de 4,1% em relação à edição anterior da pesquisa. Na sequência, aparece o desktop com 34,1%, queda de 6,3%, e o desktop gamer personalizado com 19,6%, que subiu 4,1%. 

A possibilidade de customizar a máquina conforme as necessidades é, inclusive, a principal vantagem para 53% dos gamers de computador. Entre outros bons motivos, o público destaca que o PC tem utilidade além dos jogos (40,6%), a jogabilidade (27,2%), menor custo na aquisição de jogos (22,5%) e melhor plataforma para jogar online (19,1%).

Marcas e consumo

A PGB indica que a marca de computador mais presente entre este público gamer de PC é a Samsung, com 26,6%, seguida por Dell (21,2%) e Acer (17,1%). Em relação à a melhor experiência para jogar, 15,6% opta pela Dell, com ASUS ROG (11,3%) e Alienware (10,9%) na sequência, enquanto 15% não souberam especificar.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x