Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

LoL: O que são runas e qual a melhor delas é a melhor para você

O usuário pode escolher qual se adequa melhor ao estilo de jogo

0

O League of Legends (LoL) é um dos jogos mais complexos dos eSports. Com diversos aspectos que o tornam único, uma das características que o tornam único é a presença de Runas. A mecânica faz com que o campeão se adapte ao estilo de jogo de cada um.

O sistema de runas no LoL é um mecanismo que permite que o jogador escolha atributos extras – além dos atributos base dos campeões – antes de a partida começar. Eles são categorizados em 5 modalidades diferentes, cada uma focada em um aspecto específico. Confira a seguir as possibilidades de cada uma dessas árvores:

Precisão

Imagem: Reprodução/Riot Games

A árvore de precisão é voltada para campeões que causam dano de forma contínua, sejam eles lutadores ou atiradores. Os caminhos que a árvore de precisão fornecem são:

  • Pressione o ataque: Atingir um campeão 3 vezes consecutivas o deixa vulnerável, causando dano adicional e o deixando mais suscetível à dano;
  • Ritmo fatal: Recebe velocidade de ataque ao atacar um inimigo, acumulando até 6 vezes. No máximo de acúmulos, recebe alcance de ataque e remove o limite de velocidade de ataque;
  • Agilidade nos pés: Atacar e se mover geram acúmulos de energia. Com 100 acúmulos, o próximo ataque cura você e concede velocidade de movimento;
  • Conquistador: Atacar campeões inimigos concede acúmulos de força adaptativa. Após alcançar 12 acúmulos, cura uma parte do dano causado a campeões.

Runas secundárias são características que complementam a runa principal. São elas:

  • Cura excessiva: A cura excedente é convertida em um escudo;
  • Triunfo: Abates restauram 5% da vida perdida e concedem 20 de ouro adicional;
  • Presença de espírito: Aumenta a regeneração de mana ou energia quando causa dano a um campeão inimigo. Eliminações restauram mana ou energia;
  • Lenda: espontaneidade: Abates em inimigos concedem velocidade de ataque permanente;
  • Lenda: tenacidade: Abates em inimigos concedem tenacidade permanente;
  • Lenda: linhagem: Abates em inimigos concedem roubo de vida permanente até um limite. Quando o limite é atingido, a vida máxima é aumentada;
  • Golpe de misericórdia: Causa mais dano a campeões inimigos com pouca vida;
  • Dilacerar: Causa mais dano a campeões inimigos que tenham vida máxima maior à do jogador;
  • Até a morte: Causa mais dano a campeões quando estiver com pouca vida.

Dominação

Imagem: Reprodução/Riot Games

A segunda runa que o jogador pode escolher é a Dominação, que tem como foco o dano explosivo. Geralmente é utilizada por magos de combo rápido ou assassinos que dão dano muito rapidamente.

  • Eletrocutar: Atacar um campeão inimigo três vezes em até três segundos causa dano adaptativo adicional;
  • Predador: Adiciona um efeito ativo nas botas do usuário. Quando ativada, concede de 25% à 50% de velocidade de movimento aumentada. Quando o efeito acaba, ataques ou habilidades causam de 20 à 180 de dano adaptativo adicional;
  • Colheita Sombria: Causar dano a um campeão que está com 50% da vida inflige dano adaptativo e colhe a alma da vítima, aumentando o dano permanentemente;
  • Chuva de Lâminas: Concede 110% de velocidade de ataque ao atacar um campeão inimigo por até 3 vezes.

Runas secundárias:

  • Golpe desleal: Causa dano verdadeiro adicional a campeões inimigos com mobilidade ou ações debilitadas;
  • Gosto de sangue: Cura ao causar dano a um campeão inimigo;
  • Impacto repentino: Depois de usar um avanço, salto, teleporte ou sair da furtividade, o jogador ganha uma quantidade súbita de letalidade e penetração mágica;
  • Sentinela zumbi: Ao quebrar uma sentinela inimiga, cria uma sentinela zumbi aliada. Também concede permanentemente Dano de Ataque ou Poder de Habilidade por cada sentinela zumbi posicionada, além de adicionais ao completar a coleção;
  • Poro fantasma: Quando as sentinelas aliadas expiram, elas deixam para trás um poro fantasma que concede visão por 90 segundos. Além disso, concede dano de ataque ou poder de habilidade por cada poro e quando ele avistar um inimigo;
  • Globos oculares: Concede dano adaptativo a cada campeão abatido;
  • Caçador de tesouros: Eliminações únicas concedem ouro adicional na primeira vez que são coletadas;
  • Caça ardilosa: Eliminações únicas concedem aceleração de item permanente;
  • Caça incansável: Eliminações únicas concedem velocidade de movimento permanente fora de combate;
  • Caça suprema: Abates únicos concedem redução no tempo de recarga da ultimate.

Feitiçaria

Imagem: Reprodução/Riot Games

A árvore das runas de Feitiçaria é centrada nas habilidades. Tendo como foco fortalecer as habilidades e manipulação de recusos, normalmente é utilizada por magos que utilizam muitas habilidades – sejam eles suportes ou magos que causam dano.

  • Invocar Aery: Os ataques e habilidades levam um Aery até a o alvo, causando dano a inimigos ou concedendo um escudo aos aliados;
  • Cometa arcano: Ao causar dano a um inimigo com uma habilidade, um cometa é enviado ao alvo;
  • Ímpeto Gradual: Atingir um campeão inimigo com 3 ataques ou habilidades diferentes concedem impulso de velocidade de movimento.

Runas secundárias:

  • Orbe anulador: O usuário recebe um escudo de dano mágico ao ficar com pouca ao ser atingido por dano mágico;
  • Faixa de fluxo de mana: Ao atingir um inimigo com uma habilidade, concede aumento permanente na mana;
  • Manto de Nimbus: Após conjurar um feitiço, concede aumento da velocidade de movimento;
  • Transcendência: Concede efeitos adicionais ao atingir os níveis 5, 8 e 11;
  • Celeridade: Todos os efeitos de velocidade de movimento são 7% mais eficazes e concedem 1% de velocidade de movimento;
  • Foco absoluto: Quando o usuário está acima dos 70% de vida, recebe dano adaptativo adicional;
  • Chamuscar: A primeira habilidade de dano utilizada a cada 10 segundos incinera campeões;
  • Caminhar sobre as águas: Concede velocidade de movimento e dano adaptativo ao andar no rio;
  • Tempestade crescente: De acordo com o tempo de partida, concede dano adapatativo crescente.

Determinação

Imagem: Reprodução/Riot Games

Determinação é a árvore que tem como foco principal a durabilidade do usuário, que tem como base resistências, vida e/ou cura. Geralmente é utilizada por bonecos mais tanks, como top laners ou suportes de engage.

  • Aperto dos mortos-vivos: A cada 4 segundos, o próximo ataque contra um campeão causa dano mágico adicional, cura e aumenta permanentemente a vida do usuário;
  • Pós-choque: Após imobilizar um campeão inimigo, concede defesas e causa dano mágico à inimigos próximos;
  • Guardião: Protege aliados próximos e aliados que o usuário utilizou habilidades. Caso um dos dois seja atingido, concede um escudo.

Runas secundárias:

  • Demolir: Carrega um poderoso ataque contra uma torre quando estiver perto dela;
  • Fonte da vida: Debilitar o movimento de um campeão inimigo o deixa marcado. Campeões aliados que atacarem o alvo marcado são curados;
  • Golpe de escudo: Sempre que receber um escudo, o mesmo é aumentado, e o próximo ataque básico causa dano adaptativo adicional;
  • Condicionamento: Depois de 12 minutos, as resistências são aumentadas;
  • Ventos revigorantes: Após receber dano de um campeão inimigo, um pouco da vida perdida é recuperada ao longo do tempo;
  • Osso revestido: Após receber dano de um campeão inimigo, os próximos 3 ataques ou habilidade recebidos causam menos dano;
  • Crescimento excessivo: Recebe vida máxima permanente quando tropas ou monstros da selva são eliminados próximos ao usuário;
  • Revitalizar: Recebe 5% de cura e resistência do escudo. Quando o usuário está com menos de 40% de vida, curas e escudos são 10% mais efetivos;
  • Inabalável: Ganha um pouco de tenacidade que aumenta de acordo com a vida perdida.

Inspiração

Imagem: Reprodução/Riot Games

A árvore de runas da Inspiração é diferente das demais pois não possui grandes especificidades, o que permite que possa ser utilizada por diversos tipos de campões. Magos, atiradores, tanks e outros podem se beneficiar dos bônus concedidos pela runa.

  • Aprimoramento Glacial: Imobilizar um campeão inimigo invoca 3 raios glaciais que causam lentidão em todos os inimigos que passarem por eles;
  • Livro de feitiços deslacrado: Quando está fora de combate, o usuário pode trocar de feitiços. A cada troca, o tempo de recarga é diminuído em 25 segundos – o tempo inicial é de 5 minutos;
  • Primeiro ataque: Ao acertar um inimigo antes que ele te acerte, causa dano adicional e recebe ouro a mais.

Runas secundárias:

  • Flashtração hextec: Enquanto o feitiço Flash estiver em tempo de recarga, ele é substituído pelo Flash Hextec, que precisa ser canalizado para ser usado;
  • Calçados mágicos: Concede Botas gratuitamente aos 12 min, mas não é possível comprar botas antes disso. Cada abate acelera a entrega das botas;
  • Sincronia perfeita: O usuário ganha um cronômetro Inicial. Após os 14 minutos, é transformado no item cronômetro e cada abate reduz o tempo para a entrega do cronômetro;
  • Mercado do futuro: O player pode ficar em débito para comprar itens;
  • Pulverizador de tropas: Concede 3 pulverizadores que eliminam instantaneamente as tropas, e ao eliminá-las, aumenta o dano contra o mesmo tipo de tropa;
  • Entrega de biscoitos: O usuário recebe 3 biscoitos que concedem mana e vida até o sexto minuto de jogo;
  • Perspicácia cósmica: Concede aceleração de feitiços, além de aceleração de item;
  • Velocidade de aproximação: O usuário recebe velocidade de movimento adicional em direção a campeões inimigos com movimento debilitado;
  • Tônico de distorção do tempo: Poções e biscoitos concedem um pouco de restauração imediatamente. Recebe velocidade de movimento enquanto sob seus efeitos.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x