O manager de eSports da FURIA (FUR), Lucas “Maestro” Pierre, respondeu a algumas perguntas sobre o split no X (antigo Twitter) e também no Instagram nesta segunda-feira (26). A redação da Pichau Arena perguntou ao profissional como é a comunicação entre o time de LoL (League of Legends), composto apenas por brasileiros, e o coach norte-americano Thomas “Thinkcard” Slotkin.
- Circuitão: Equipes lutam pela sobrevivência em série difícil
- LoL: Organização tradicional faz trollagem genial com a comunidade; Entenda
A equipe brasileira vem em uma boa campanha na segunda temporada da LTA Sul (League of The Americas), terminando como líder do grupo B na etapa anterior do torneio do MOBA (Arena de Batalha Multijogador Online) da Riot Games.
Comunicação no time de LoL da FUR

Como os integrantes do time têm como língua materna o português brasileiro e o técnico o inglês americano… Em qual idioma os pro players se comunicam in game? E com o coach? Ao ser perguntado sobre, Maestro explica que foram feitos testes com os jogadores se expressando em inglês, porém Thinkcard entendeu que era “melhor manter” no idioma primário dos atletas.
Quanto às conversas fora do Rift, a equipe “tenta manter [o diálogo] 90% em inglês” e desta forma incluir a todos. Tanto para “review”, quanto para “discussões e feedbacks”. A energia que a organização investiu em encontrar a melhor forma de conectar linguisticamente os integrantes mostra a complexidade de se ter membros de origens diferentes.
A gente fez testes da comunicação in game ser em inglês no início do time, mas tanto os jogadores quanto o Thinkcard acharam melhor manter o BR in game. Saindo do jogo, a gente tenta manter 90% em inglês, pra todos estarem incluídos. Review, discussões, feedbacks, tudo em inglês
— Lucas Pierre (@MaestroPierre) May 26, 2025
O próximo desafio das panteras será em 7 de junho contra a paiN Gaming (PNG) em uma MD5 (melhor de cinco) na final da chave superior. Se os furiosos saírem vitoriosos, estarão classificados para a grande final da competição que tem como premiação a vaga para o MSI (Mid-Season Invitational) e o EWC (Esports World Cup), copa do mundo dos eSports.