– Laura Fryer, fundadora do Xbox, acredita que a Microsoft não quer, ou não consegue, lançar novos consoles.
– Esforço da Microsoft estaria voltado ao Game Pass e lançamentos de remasters.
– Microsoft confirma uma nova geração de consoles em colaboração com a AMD.
Conforme publicado pelo IGN nesta segunda-feira (30), Laura Fryer, uma das figuras fundadoras do Xbox e ex-diretora do grupo Xbox Advanced Technology, expressou recentemente uma visão polêmica sobre o futuro da divisão de consoles da Microsoft. Em um vídeo postado pela executiva no YouTube, ela disse que, após décadas ajudando a moldar a marca, sente que a empresa agora “não tem mais vontade, ou literalmente não consegue, lançar hardware próprio”.
Fryer foi categórica ao apontar a recente parceria com a ASUS para o lançamento do portátil ROG Xbox Ally como sintoma de que a gigante de Redmond estaria iniciando uma “saída lenta e completa do hardware” de consoles dedicados. Para ela, a estratégia Xbox Anywhere é mais retórica do que realidade e os produtos emergentes não oferecem razão real para comprar o portátil.
- Após quase seis anos, Xbox 360 volta a receber atualizações
- Mais cortes na Xbox: Microsoft deve ter nova rodada de demissões
Laura também criticou a aparente priorização do Game Pass e dos remasters de títulos clássicos, como The Elder Scrolls IV: Oblivion. Embora reconheça o sucesso comercial dessas iniciativas, a executiva questiona “o que vai fazer as pessoas continuarem se importando com o Xbox daqui a 25 anos?”. Segundo Fryer, a Microsoft estaria apelando para modelos de receita mais seguros, em vez de investir em jogos novos e hardware inovador.
Falas repercutem
A repercussão dessas críticas foi intensa. Em plataformas como Slashdot e sites de notícias de games, a fala de Fryer também foi interpretada como confirmação de que o Xbox está emergindo como um ecossistema multiplataforma, centrado em serviços e parcerias, ao invés de uma linha própria de consoles.
Enquanto isso, a própria Microsoft reafirma que está desenvolvendo a próxima geração de Xbox, em colaboração com a AMD e alinhada com o Windows, apostando em um portfólio diversificado que inclui consoles, portáteis, nuvem e acessórios.
Por fim, nada é oficial até o momento, e resta acompanhar se os anúncios do 25º aniversário em 2026 trarão um novo fôlego ao hardware Xbox ou confirmam essa transição histórica.