Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Preços de GPUs NVIDIA RTX 3000 caem mais do que os de AMD RX 6000

Estudos indicam que queda pode estar associada aos movimentos no mercado de criptomoedas dos últimos dois meses

1

Não é nenhum segredo que o mercado de hardware passa por uma crise ocasionada por diversos motivos, entre eles as dificuldades causadas pela pandemia e a ascensão das criptomoedas. Todos sabem também que, mesmo neste período, a rivalidade entre AMD e NVIDIA continuou crescendo. Entretanto, parece que a fabricante das GPUs RTX 3000 tem levado uma vantagem, visto que, de acordo com um levantamento realizado pelo 3DCenter.org, o preço de suas placas tem caído mais do que a série RX 6000, produzida pela principal concorrente da empresa.

Segundo o site alemão, desde janeiro de 2021, ambas as séries de GPUs encontravam-se com valores de 30% a 40% maiores do que os sugeridos pelo mercado (MSRP), e os preços continuaram subindo até meados de maio. Contudo, quando chegaram a um número 214% maior do que o recomendado, as AMD RX 6000 começaram a passar por uma queda, e o custo estagnou-se em, aproximadamente, 155% acima do MSRP.

GPUs
Imagem: 3DCenter.org

Enquanto isso, as NVIDIA RTX 3000 chegaram a ser encontradas por um preço 3 vezes maior que o sugerido, mas desde então apresentam constantes quedas. Atualmente, as placas da marca podem ser adquiridas por um valor ainda alto, 144% a mais do que o MSRP. Vale ressaltar ainda que, entre 18 de julho e 6 de agosto, as GPUs AMD ficaram 6% mais caras.

Como dito, as variações são fruto de uma crise ocasionada por diversos motivos. Uma das principais razões é o uso destas placas para atividades de mineração de criptomoedas. Entretanto, as principais fabricantes, em conjunto com outras organizações, como o governo chinês, têm tentado reverter este quadro, fazendo com que as GPUs cheguem às mãos de seu público alvo: os gamers.

A NVIDIA foi uma das empresas de hardware mais ativas no combate ao uso de suas placas de vídeo para mineração. A companhia tentou diversas soluções, como limitação de hash via atualizações de driver, limitação de hash em novos modelos fabricados e, mais recentemente, lançou uma GPU voltada para atividades no ramo das criptomoedas. Sendo assim, os componentes da empresa deixaram de ser tão cobiçados por mineradores, e consequentemente os preços caíram.

Confira também: Montando o primeiro PC gamer para edição e jogos

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldo
Ronaldo
16/08/2021 21:37

Parabéns pela matéria, MW é um ótimo canal que só soma para nós que somos leigos. Eu pessoalmente venho acompanhando já a um bom tempo e só tenho a desejar bastante sorte para o canal.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x