– Steam agora diferencia FPS real e causado por DLSS/FSR.
– CPU, GPU, RAM, gráficos de mínimo/máximo e uso em tempo real.
– Ferramenta integrada ao client, sem necessidade de apps terceirizados.
Conforme publicado pelo The Verge na última segunda-feira (30), a Steam liberou uma atualização do cliente da loja que traz um monitor de desempenho in-game muito mais robusto. Agora, além do tradicional contador de FPS, os jogadores podem monitorar muitos outros recursos.
Dentre os principais, estão os frames “reais” versus frames “gerados” por DLSS e FSR. Além disso, será possível observar também o uso detalhado de CPU, GPU e RAM, com gráficos de desempenho, incluindo mínimos, máximos e tendências.
- Steam Summer Sale: Elden Ring atinge menor preço no Brasil neste ano, veja requisitos
- Six Days in Fallujah: Com desconto na Steam, Confira Requisitos
Como funciona o novo monitor

Para ativar o recurso, basta ir em Configurações > Em jogo > Mostrar monitor de desempenho, sendo que nesta tela o usuário pode escolher quatro níveis de profundidade:
FPS simples
Detalhes de FPS (mínimo/máximo)
CPU + GPU
FPS + CPU + GPU + RAM
Em um único overlay, é possível comparar como o DLSS ou FSR está contribuindo, por exemplo: 200 fps gerados vs 100 fps reais, o que ajuda a avaliar a real fluidez do jogo versus apenas a “ilusão” de mais frames.
Por que isso importa
Ter esses dados centralizados na própria Steam simplifica o processo de diagnóstico de gargalos, pois ao invés de recorrer a ferramentas como MSI Afterburner, MangoHud ou Game Bar, tudo está na interface que o gamer já usa. Isso facilita entender se o problema é CPU, GPU, RAM ou mesmo o uso excessivo de tecnologias de frame-generation.
Recursos em evolução
A Valve descreve essa versão como apenas o início. Futuramente, a promessa é incluir alertas automáticos de cenários comuns de desempenho, além de um resumo no overlay via Shift+Tab. Por fim, o suporte também deve ser expandido a mais GPUs e sistemas operacionais.