– Nintendo Switch 2 suporta duas variantes diferentes de DLSS, uma versão similar à usada em PCs e outra versão “leve”
– Versão “normal” (CNN-like) entrega melhor qualidade de imagem com anti-aliasing em movimento
– Variante “DLSS Light” permite upscaling acima de 1080p (até 4K no modo docked), sacrificando qualidade em movimento e estabilidade visual
De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware do último domingo (05), o Nintendo Switch 2 é o primeiro console mainstream a integrar hardware da NVIDIA, permitindo o uso da tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) para melhorar a performance e qualidade visual dos jogos.
Recentemente, foi revelado que o console suporta duas versões diferentes de DLSS, cada uma com trade-offs distintos entre fidelidade de imagem e eficiência computacional.
- AMD + OpenAI: nova parceria pode abalar domínio da NVIDIA
- Resident Evil no Switch 2: Requiem e outros títulos confirmados
A primeira versão é chamada informalmente de “DLSS “normal” (CNN-like), similar à versão usada em PCs. Essa variante entrega melhor qualidade visual em movimento, com anti-aliasing mais estável em cortes de câmera e transições, menos artefatos e reconstrução mais refinada. No entanto, atualmente é usada apenas até 1080p em muitos jogos no Switch 2, por conta do custo de processamento.
E a nova versão?

Já a segunda versão, apelidada de “DLSS Light”, é uma versão enxuta e otimizada para menor custo de desempenho. Com essa variante, é possível escalar para além de 1080p, embora essa melhoria venha com algumas questões, como observado em cenas com movimento ou corte de câmera, nas quais a reconstrução pode se desativar temporariamente, fazendo aparecer pixels sem filtragem ou perda de nitidez. Mesmo assim, a novidade consome cerca de metade do tempo de quadro da versão mais completa, liberando recursos para outros elementos do jogo.
Já vemos essas variantes em ação?
No mais, as análises do Tom’s Hardware com jogos como Cyberpunk 2077, The Touryst, Fast Fusion e Street Fighter 6 já apontam uso das duas versões. Por exemplo, títulos que sobem até 1080p tendem a adotar a variante CNN-like, enquanto aqueles que visam resoluções maiores optam pelo método “Light” para manter performance.
No jogo Fast Fusion, por exemplo, o DLSS é usado para escalar modos gráficos até 4K e diferentes presets de qualidade e performance.
Desafios e limitações
Vale destacar que a variante “Light” sofre quando há movimento intenso ou cortes de câmera, e nesses momentos a qualidade visual pode decair e aparecem artefatos visuais perceptíveis.
Outro ponto é que, até o momento, títulos first-party da Nintendo (como Donkey Kong Bananza) não estão utilizando DLSS, optando por outras soluções como FSR (FidelityFX Super Resolution), sugerindo que nem todos os jogos tirarão proveito pleno das novidades.