Conforme publicado pelo Tom’s Hardware no último sábado (14), a Intel anunciou oficialmente o encerramento da produção e venda das suas GPUs desktop Arc A750 Limited Edition e Arc A770, que integram a primeira geração da linha Arc, com codinome “Alchemist”, lançada em outubro de 2022.
Apesar de terem chegado ao mercado há menos de três anos, ambas agora entram em fase de EOL (“End of Life”), segundo comunicados de Produto Change Notification.
- Processador Intel: 3 opções em promoção no site da Pichau
- Vazamento de GPU Intel Arc mostra GPU misteriosa com PCIe 5.0 x16: será a B770?
A Arc A750 Limited Edition terá seu último dia para pedidos diretos da Intel em 27 de junho de 2025, com os embarques finais programados até 26 de setembro de 2025. Já a Arc A770, cujo EOL já havia sido declarado anteriormente para a versão bulk em novembro de 2025, terá os últimos envios estipulados para maio de 2026 .
Suporte continuará sendo prestado

Importante destacar que esse fim de fabricação não implica no fim do suporte via driver, pois a Intel continuará liberando atualizações, correções e otimizações para as placas Alchemist, conforme esclarece seu PCN. Ou seja, hardware descontinuado, mas suporte presente.
Além das GPUs desktop, vários modelos da linha móvel Arc A‑series também estão sendo descontinuados, incluindo A370M e A770M, com final de pedidos previsto para 18 de novembro de 2025 e término de entregas até maio de 2026. Modelos como a A380 e o A580, por ora, permanecem ativos, mas podem seguir o mesmo caminho em breve.
Foco total nas próximas gerações
O fim da era Alchemist coincide com o foco da azulzinha na próxima geração “Battlemage” (linha B) e futuros projetos “Celestial” (C-gen), o que deixa claro que a empresa está ajustando estratégia: abandonar fabricação direta e apoiar parceiros add‑in‑board (AIB) que continuarão vendendo versões customizadas das placas.
O encerramento iminente das Arc A750 e A770 como produtos da Intel marca um ponto de inflexão: a transição de um aprendizado tecnológico em GPU para um modelo mais distribuído de mercado.
Por fim, vale destacar que para os entusiastas, fabricantes de sistemas e revendedores, o anúncio serve como alerta para planejar estoques e priorizar componentes conforme o prazo de corte. E, do ponto de vista estratégico, mostra que o Time Azul pretende acelerar o desenvolvimento das linhas atuais, focando em modelos mais avançados e competitivos no mercado de placas de vídeo discretas.