Conforme publicado pela Reuters na última quinta-feira (27), a ExxonMobil anunciou um investimento de US$100 milhões, cerca de R$577 milhões na cotação atual, para modernizar a planta química da empresa em Baton Rouge, Louisiana, visando a produção de álcool isopropílico de alta pureza, essencial na limpeza e processamento de microchips.
A atualização da planta permitirá que a gigante do petróleo produza isopropanol com 99,999% de pureza, atendendo à crescente demanda da indústria de semicondutores por materiais ultra-puros.
- Monitor Gamer: 3 Opções Profissionais da Pichau, em Promoção
- Novo CEO da Intel revela data de lançamento de próximas gerações de processadores
A importância do isopropanol

O isopropanol ultra-puro é fundamental na fabricação de microchips avançados, pois impurezas mínimas podem comprometer a funcionalidade dos componentes. Com a miniaturização dos chips, alguns medindo apenas 2 nanômetros — o que permite que 150 mil deles caibam em um único grão de sal — a necessidade de agentes de limpeza de altíssima pureza se tornou ainda mais crítica.
A modernização da planta de Baton Rouge está prevista para ser concluída até 2027. Frederik Donkers, vice-presidente de intermediários da ExxonMobil, destacou que a produção será direcionada principalmente para clientes nos Estados Unidos, pois exportações para distâncias maiores podem comprometer o nível de pureza do produto.
Fim da dependência do mercado asiático?
Historicamente, empresas americanas dependiam de fornecedores de isopropanol ultra-puro de países como Taiwan e Japão, devido à insuficiência de oferta doméstica. Com este investimento, a ExxonMobil busca fortalecer a cadeia de suprimentos nacional e reduzir a dependência de importações.
Além de atender à demanda por semicondutores impulsionada pelo avanço da inteligência artificial e pela construção de data centers, a iniciativa da empresa americana também visa se alinhar aos objetivos do CHIPS and Science Act, legislação federal aprovada em 2022 que busca fortalecer a produção de semicondutores em solo estadunidense.