Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

EUA restringirá venda de placas de vídeo NVIDIA H800 e RTX 4090 para a China

Sanção política influencia em GPUs utilizadas em sistemas de Inteligência Artificial que podem ser aplicadas no uso militar

0

Nesta terça-feira (17), o governo estadunidense anunciou novas sanções comerciais de empresas nacionais de semicondutores ao mercado da China. Desta vez, as restrições proíbem o envio de chips dedicados para sistemas de inteligência artificial ao país asiático, o que afeta diretamente a NVIDIA.

O objetivo é impedir que a China tenha acesso a tecnologias consideradas de ponta pelos Estados Unidos. As regras entram em vigor em 30 dias, e impedem também a exportação de alguns produtos para Rússia e Irã, que utilizaram de brechas na legislação anterior e serviram de intermediários para enviar hardware para os chineses.

A lista de modelos proibidos inclui os chips A800 e H800, baseados nas arquiteturas Ampere e Hopper, respectivamente. Além disso, o decreto assinado por Joe Biden inclui também a GeForce RTX 4090 que, por mais que não seja focada em IA, também não será mais enviada à China.

A RTX 4090
Imagem: Reprodução/QuasarZone

A embaixada chinesa nos EUA afirma se opor firmemente às restrições e as considera arbitrárias e frutos de uma agenda política.

Por fim, o governo da China diz que a medida “viola os princípios da economia de mercado e competição justa, além de prejudicar a economia internacional”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x