Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Entenda a situação das placas RTX 3000

0

Nos últimos meses, aqueles que procuram placas de vídeo devem ter notado que o mercado tem passado por uma escassez como há tempos não se via. Essa crise de abastecimento está relacionada à crise do mercado dos semicondutores, já citada aqui, e pelo crescimento exponencial da busca por componentes de hardware que podem ser utilizados para a mineração de criptomoedas, que estão muito valorizadas financeiramente.

Mas, infelizmente, temos uma notícia ruim para dar: a situação não melhorará tão rápido quanto gostaríamos. De acordo com o portal Digitimes, a dificuldade para se encontrar placas de vídeo da série RTX 3000, produzidas pela NVIDIA, deve continuar presente até, pelo menos, o final deste ano. Existem ainda outras fontes que projetam uma escassez nestes componentes específicos até o término de 2022. Sendo assim, as RTX 3000 disponíveis no mercado terão um alto custo, visto que há uma alta procura e uma baixa disponibilidade. Trata-se da lei da oferta e procura sendo aplicada na prática.

Contudo, a NVIDIA já está tomando providências para que a situação seja resolvida da maneira mais breve possível. A empresa anunciou recentemente a linha CPM, produzida com o intuito específico de realizar atividades de mineração. Além disso, no lançamento da RTX 3060, a NVIDIA implementou um recurso que limita a placa para mineração, visando evitar que as placas voltadas para games sejam utilizadas para esta outra atividade.

RTX
Imagem: Reprodução

Por fim, a NVIDIA passa ainda por problemas contratuais com a Samsung, que é a responsável pela fabricação de 8nm das GPUs Ampere, utilizadas nas placas da série RTX 30. Fontes afirmam que a gigante sul-coreana está passando por dificuldades para uma obtenção vantajosa de chips funcionais de cada wafer de silício.

Confira também: Intel lança novos processadores Core de 11ª Geração

 

3 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x