Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

AMD volta atrás em decisão polêmica após reações

AMD esclarece que drivers, correções e suporte a jogos continuarão conforme demanda

0

– AMD afirma que RX 5000 e RX 6000 continuarão a receber suporte para novos jogos
– Novos recursos e grandes novidades seguirão focados em RDNA 3/4
– Compradores que buscam suporte a recursos futuros devem preferir GPUs mais recentes

Nesta segunda-feira (03), a AMD voltou atrás, ou, pelo menos, esclareceu, a polêmica decisão de colocar as GPUs baseadas em RDNA 1 (RX 5000) e RDNA 2 (RX 6000) em modo de manutenção.

Em um post oficial e em comunicações subsequentes com a imprensa, a empresa afirmou que essas placas continuarão a receber suporte para novos jogos, correções, estabilidade e atualizações críticas, e que otimizações de jogo “serão fornecidas conforme a necessidade do mercado”.

O retorno da vermelhinha chega após uma reação negativa massiva da comunidade: usuários, canais e integradores destacaram que muitas RX 6000 seguem amplamente em uso e ainda oferecem ótima performance em títulos recentes. Logo, interromper otimizações seria visto como abandono prematuro do produto.

A pressão pública fez a AMD rever o comunicado inicial e deixar claro que, embora o foco de desenvolvimento de novos recursos vá prioritariamente para RDNA 3/4, o suporte a RDNA 1/2 não será simplesmente cortado.

O que a AMD promete manter? 

Imagem: Reprodução/AMD
  • suporte a novos lançamentos de jogos (day-zero quando necessário);

  • correções de estabilidade e correções de bugs;

  • atualizações de segurança;

Por outro lado, a AMD ressalta que novos recursos avançados e inovações arquiteturais serão priorizados para as gerações mais recentes, o que significa que nem toda novidade estará disponível retroativamente.

Impacto para donos de RX 5000/RX 6000

Na prática, a novidade reduz a incerteza imediata, e os donos dessas placas podem esperar que jogos novos continuem a funcionar e que melhorias pontuais de performance sejam entregues quando crítico.

Ainda assim, é importante entender que recursos de driver que dependem de mudanças profundas na microarquitetura (novas extensões proprietárias, por exemplo) provavelmente ficarão limitados a RDNA mais recentes.

2 1 voto
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x