Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

50 anos do primeiro processador comercializado da Intel

0

Em 1969, a Nippon Calculating Machine Corporation abordou a Intel para projetar 12 chips personalizados para sua nova calculadora de impressão Busicom 141-PF, os engenheiros da Intel na época sugeriram apenas 4 chips incluindo o 4004 que poderia ser programado com algumas funções exclusivas.

A Intel projetou um conjunto de quatro chips conhecido como MCS-4, incluindo o de processamento 4004, juntamente com um chip de memória de leitura (ROM) que suporta aplicativos personalizados, chips de memória de acesso aleatório (RAM) para processamento de dados e chips de registro de deslocamento para portas de entrada / saída.

Fonte: Intel

Após a produção do chip, a Intel comprou os direitos do mesmo da Nippon e em 1971 lançou o processador Intel 4004, anunciado no dia 15 de novembro de 1971.

O chip Intel 4004, possuía 2.300 transistores com 32 nm, a largura da linha do circuito do microprocessador Intel 4004 era de 10 mícrons e é considerado único pelo seu design pequeno para um microprocessador.

O Intel 4004 foi um grande passo para o desenvolvimento tecnológico, pois conseguia entregar o mesmo poder computacional que o primeiro computador que ocupava toda a sala, mesmo tendo o tamanho de uma unha.

Processadores Intel podem ser encontrados diretamente no site da Pichau, fique por dentro de todas as novidades.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x