A física em GTA: Sérgio Sacani analisa a evolução da franquia
Geofísico explica como a física influencia a jogabilidade e a experiência nos jogos da franquia
A pouco menos de um ano para o lançamento de Grand Theft Auto VI (GTA 6), a expectativa entre os jogadores aumentou após a divulgação dos teasers oficiais. Além dos gráficos, um dos pontos mais discutidos é a física aplicada ao jogo, como os líquidos, reações do corpo dos personagens e movimentação dos veículos.
- The Witcher 3 receberá novo patch ainda em 2025; veja o que muda
- Project Zomboid: sobreviva ao apocalipse com 33% de desconto na Steam
Em participação no podcast Flow Games, o geofísico Sérgio Sacani comentou sobre a evolução da física dentro da franquia. O profissional relacionou diversos elementos do jogo com conceitos da física do mundo real.
GTA IV vs GTA V
A Rockstar Games, produtora da série, utiliza seu próprio motor gráfico, o RAGE (Rockstar Advanced Game Engine). Com ele, a produtora tem maior controle sobre os sistemas de física e animação, o que permite ajustes específicos para cada título. Um dos aspectos técnicos destacados por Sacani foi o comportamento dos carros em movimento, especialmente em alta velocidade.
Segundo ele, GTA IV apostou em uma abordagem mais realista. A física dos veículos levava em conta conceitos como inércia, peso e tempo de frenagem. Os carros balançavam nas curvas, demoravam a parar e passavam uma sensação de massa, tudo mais próximo da realidade.
Já em GTA V, apesar de o jogo ser mais avançado graficamente e ter um mundo muito maior, a física não se mostrou tão presente, no qual foi suavizada para tornar a direção mais responsiva e ágil.
“É algo que eu acho estranho. O cinco tinha que ter mantido isso. Acho que, no final das contas, não faz muita diferença. É um negócio que já está pronto. Então, se você tem um poder computacional maior, pode manter aquilo lá”, destacou Sérgio Sacani.
Outro ponto analisado pelo geofísico foi o comportamento de líquidos inflamáveis no jogo. Em GTA V, quando um barril de gasolina é atingido por tiros, o líquido escorre, se acumula no chão e pode causar uma explosão caso entre em contato com fogo. Essa reação não acontece da mesma forma em GTA IV, no qual embora o líquido vaze do barril, ele não se espalha no chão nem interage com o ambiente.
A análise da física mostrou como as decisões de design da franquia nem sempre seguem uma linha reta de evolução. Enquanto GTA IV focou em simular o comportamento realista de objetos e veículos, GTA V optou por simplificações em troca de maior fluidez e apelo visual.