Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Team Liquid perde principal patrocinador após gafe de brasileiro

Liquid perde patrocínio após publicação infeliz de atleta

0

Na manhã desta segunda-feira (19), a Team Liquid, uma das maiores organizações de eSports do mundo, anunciou o fim da parceria com a Honda Motors, que desde 2019 era uma das principais patrocinadoras. A gafe de um jogador brasileiro nas redes sociais motivou a decisão. Entenda o caso.

Durante seis anos, desde 2019, a Honda ocupou o posto de patrocinadora master da Liquid, incluindo os naming rights da equipe de League of Legends (LoL). O rompimento se deu após uma publicação na rede social X (antigo Twitter) feita por Lucas “DiasLucasBR” Dias, jogador da lineup de Rainbow Six Siege X (R6). 

No post, o atleta utilizou um gif de uma bomba logo após a derrota e eliminação para os japoneses da CAG Osaka, o que foi considerado ofensivo e inaceitável pela montadora. Após a repercussão, o jogador apagou a postagem, se retratou publicamente e afirmou ter conversado com os integrantes da CAG para pedir desculpas. Vale ressaltar que o atleta chegou na cavalaria em 21 de abril deste ano.

Imagem: reprodução/@R6Alecto via X

Pronunciamento de DiasLucasBR

Pronunciamento Team Liquid

Em comunicado oficial, a TL destacou que exige um alto padrão de conduta de seus atletas e que o conteúdo publicado por Lucas não representa os valores da organização. A empresa reforçou que o episódio não define quem ele é enquanto pessoa. E após as ações, a empresa japonesa Honda resolveu não renovar o contrato e romper os vínculos globalmente.

A organização também apresentou um pedido de desculpas à comunidade japonesa de eSports, reconhecendo o caráter desrespeitoso e doloroso da publicação. Diante da gravidade da situação, a Team Liquid anunciou a aplicação de medidas disciplinares e financeiras, tanto ao jogador quanto internamente.

Medidas tomadas pela Team Liquid

  • Multa salarial: Lucas será multado no equivalente a quatro meses de salário por não atender aos padrões de profissionalismo e cuidado exigidos pela organização. Também passará por treinamento adicional em mídia e sensibilização.
  • Doação para instituição de caridade: Os jogadores de Rainbow Six Siege se comprometeram a doar integralmente os prêmios conquistados no torneio RELOAD para uma instituição de caridade, como gesto de responsabilidade e boa vontade. A organização doará a multa aplicada a Lucas para alguma instituição.
  • Educação Global de Jogadores e Medidas Disciplinares: Nos próximos seis meses, a Team Liquid promoverá treinamentos obrigatórios de requalificação para todos os seus jogadores e treinadores, em todas as modalidades. A organização também incluirá o tweet de Lucas no material de onboarding como um estudo de caso real. Com o objetivo de prevenir situações semelhantes no futuro.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x