Team Liquid perde principal patrocinador após gafe de brasileiro
Liquid perde patrocínio após publicação infeliz de atleta
Na manhã desta segunda-feira (19), a Team Liquid, uma das maiores organizações de eSports do mundo, anunciou o fim da parceria com a Honda Motors, que desde 2019 era uma das principais patrocinadoras. A gafe de um jogador brasileiro nas redes sociais motivou a decisão. Entenda o caso.
- PeB 2025: Ação destaca influenciadores do Free Fire na premiação
- Evento fomentará o protagonismo feminino no cenário
Durante seis anos, desde 2019, a Honda ocupou o posto de patrocinadora master da Liquid, incluindo os naming rights da equipe de League of Legends (LoL). O rompimento se deu após uma publicação na rede social X (antigo Twitter) feita por Lucas “DiasLucasBR” Dias, jogador da lineup de Rainbow Six Siege X (R6).
No post, o atleta utilizou um gif de uma bomba logo após a derrota e eliminação para os japoneses da CAG Osaka, o que foi considerado ofensivo e inaceitável pela montadora. Após a repercussão, o jogador apagou a postagem, se retratou publicamente e afirmou ter conversado com os integrantes da CAG para pedir desculpas. Vale ressaltar que o atleta chegou na cavalaria em 21 de abril deste ano.

Pronunciamento de DiasLucasBR
Oi, pessoal. Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele GIF e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração não foi minha intenção fazer qualquer referência…
— Liquid Dias (@DiasLucasR6) May 15, 2025
Pronunciamento Team Liquid
Em comunicado oficial, a TL destacou que exige um alto padrão de conduta de seus atletas e que o conteúdo publicado por Lucas não representa os valores da organização. A empresa reforçou que o episódio não define quem ele é enquanto pessoa. E após as ações, a empresa japonesa Honda resolveu não renovar o contrato e romper os vínculos globalmente.
A organização também apresentou um pedido de desculpas à comunidade japonesa de eSports, reconhecendo o caráter desrespeitoso e doloroso da publicação. Diante da gravidade da situação, a Team Liquid anunciou a aplicação de medidas disciplinares e financeiras, tanto ao jogador quanto internamente.
Posicionamento da Team Liquid sobre a recente publicação do jogador DiasLucasBr em suas redes sociais pessoais
Após a partida contra o time japonês de Rainbow Six, CAG Osaka, um de nossos jogadores, o Lucas “DiasLucasBr” Dias, fez uma publicação nas redes sociais com um conteúdo…
— Team Liquid BR 🇧🇷 (@TeamLiquidBR) May 19, 2025
Medidas tomadas pela Team Liquid
- Multa salarial: Lucas será multado no equivalente a quatro meses de salário por não atender aos padrões de profissionalismo e cuidado exigidos pela organização. Também passará por treinamento adicional em mídia e sensibilização.
- Doação para instituição de caridade: Os jogadores de Rainbow Six Siege se comprometeram a doar integralmente os prêmios conquistados no torneio RELOAD para uma instituição de caridade, como gesto de responsabilidade e boa vontade. A organização doará a multa aplicada a Lucas para alguma instituição.
- Educação Global de Jogadores e Medidas Disciplinares: Nos próximos seis meses, a Team Liquid promoverá treinamentos obrigatórios de requalificação para todos os seus jogadores e treinadores, em todas as modalidades. A organização também incluirá o tweet de Lucas no material de onboarding como um estudo de caso real. Com o objetivo de prevenir situações semelhantes no futuro.