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Mecânicas de Jogo

Mecânicas:
Agora que já aprendemos sobre as diretrizes gerais de como jogar Dota efetivamente, vamos conhecermais sobre as mecânicas, itens, e suas nuances.

Status
Temos basicamente três tipos de status em Dota 2: Força (FOR ou STR em inglês), Agilidade (AGI), e Inteligência (INT). Cada Herói tem um status primário, onde esses pontos o beneficia mais que outros.
Iremos agora elencar o que cada ponto de status fornece para cada tipo de Herói.

Seu Herói ganhará mais desses status ganhando leveis (upando), ou comprando itens que dão esses status.
1 ponto de Força (FOR/STR) lhe dá:
+20 de vida (HP)
Aumenta a regeneração de vida em 0.03%
+1 de dano caso você seja um herói de Força.

1 ponto de Agilidade (AGI) lhe dará:
+1 de velocidade de ataque
+1/7 de armadura
+1 de ataque caso você seja um herói de Agilidade

1 ponto de Inteligência (INT) lhe dará:
+12 de Mana
Aumenta a regeneração de mana em 0.04 por segundo
+1 de Dano se você for um Herói de Inteligência
+0.0625% de amplificação de dano mágico (a cada 16 pontos de Inteligência, sua amplificação mágica aumenta em 1%).

Algumas coisas que devemos falar sobre status:
A maior parte dos heróis ganham pontos no seu status principal mais rapidamente que outros status,exemplificando, um herói de força tende a ganhar mais força que agilidade ou inteligência, mas nem sempre isso acontece.

Heróis de força são comumente mais difíceis de matar devido ao maior ganho de força (e
consequentemente mais vida), mas observe sempre os pontos em armadura, uma vez que alguns
heróis tem maior armadura base e ganho de agilidade que outros (um herói com mais armadura leva menos dano físico).Heróis de agilidade geralmente tem maior DPS (Dano Por Segundo) com seu ataque. Isto acontece pois um ponto em agilidade além de aumentar sua velocidade de ataque, aumenta também seu dano. Ele ataca mais rápido e mais forte, fazendo uma excelente combinação desse status para a função de carregador (carry). Existem carregadores com todos os tipos de status devido às suas habilidades, mas muitos carregadores são baseados em agilidade.
Heróis de inteligência são muitas vezes os mais fáceis de matar por conta de sua vida e armadura

baixas, mas têm alto dano através de suas habilidades, uma vez que reserva de mana é alta. A maioria dos Heróis de inteligencia são suportes, mas não todos.

Tipos de Dano.
Existem três tipos de dano no Dota 2.

Dano Físico:
É o tipo de dano mais comum, pois todos os heróis tem um ataque básico com o clique direito do mouse que causa dano físico, além de existirem algumas habilidades que causam esse tipo de dano.
Dano físico pode ser reduzido de algumas formas no Dota 2, e a forma mais comum é armadura. O
calculo de redução de dano pela armadura é um pouco complicado, mas você pode checar a redução de dano físico do seu herói passando o mouse sobre a sua área de status.

Por exemplo, um herói com 15.6 pontos de armadura, tem 48% de redução de dano físico, ao comprar uma Armadura de Placas (Platemail) que garante +10 em armadura, sua redução para dano físico aumenta para 60%, O quanto é isso? Você até pode calcular, mas é mais facil visualizar de outra maneira.

Vamos assumir que seu herói leve somente dano físico desde sua vida completa até a morte, um ponto de armadura te dará aproximadamente 6% a mais de vida. Isto irá aumentando da mesma maneira para cada ponto de armadura. Comprando uma Armadura de Placas, sua vida aumentará em aproximandamente 60% para dano físico, mas somente se você somente receber fontes de dano físico até a morte.

Então se você tem 1000 de vida e 0 de armadura, comprando uma Armadura de Placas, você tem 1600de vida efetiva contra dano físico, comprando uma Armadura de Placas adicional, então você terá 2200de vida efetiva contra dano físico, se você receber dano dos outros dois tipos, sua vida efetiva não serátão alta.

Lembre-se que você também pode aumentar sua armadura comprando um item de agilidade, mas a razão principal de comprá-lo é para aumentar o dano e velocidade de ataque em um herói baseado em agilidade, uma vez que são 7 pontos de agilidade para aumentar somente 1 ponto de armadura. Este aumento de armadura é um bônus, por assim dizer.

A segunda maneira de reduzir dano físico é por bloqueio de dano, você pode consegui-lo de algumas formas, como Escudo Robusto, Vanguarda ou Proteção Carmesin, eles funcionam da seguinte maneira, eles reduzem uma parte do dano recebido antes da redução da armadura.

Por exemplo, seu oponente tenta te causar 50 de dano, seu Escudo Robusto bloqueia 16 de dano, os 34 que passaram pelo escudo serão reduzidos pela sua armadura e em seguida causados em você, porém na fase final do jogo (late game), onde o dano recebido é maior, como 100 ou mais, estes 16 de dano bloqueados são percentualmente menores que os 16 em cima dos 50 na fase de rotas (early game), logo esse item é uma boa escolha na fase de rotas, porém não é de grande ajuda na fase final.

A terceira forma de reduzir dano físico é comprando um Cetro Fantasma (Ghost Scepter), que coloca o herói em “fase etérea” durante 4 segundos, que faz seus inimigos incapazes de te atacar com dano físico, garantindo a você imunidade a dano físico.

Ainda existem mais formas de reduzir dano físico, você pode comprar um item que lhe de evasão, então os oponentes erram seus ataques, você pode comprar uma Capa Cintilante (Glimmer Cape) e ficar invisivel, usar habilidades que diminuem velocidade de ataque inimiga, pode comprar uma Alabarda Celestial (Heaven’s Halberd) para desarmar o oponente, ou escolher herois com muitos atordoamentos e desarmes, assim os oponentes não terão a chance de te atacar.
Todas essas opções apresentadas e um melhor conhecimento de como as mecânicas funcionam
podem lhe colocar acima dos oponentes e te manter vivo durante as lutas mais ao fim do jogo.
Se você é um carregador (Carry) e deseja AUMENTAR o dano físico que está desferindo, você tem
diversas opções de itens.

Você pode comprar itens que lhe conferem dano, como a Espada Larga (BroadSword) ou um item de status que dá o atributo principal do seu herói, como uma Manopla da Força (Gauntlets of Strength), para um herói de força.

Pode também aumentar sua velocidade de ataque com um item como as Luvas do Impeto (Gloves of Haste), ou um item de agilidade, ambos irão aumentar a velocidade dos seus ataques, te permitindo atacar mais num espaço de tempo menor.

Reduzir a armadura dos seus oponentes com um item como Medalhão da Coragem (Medalion of
Courage). Ou itens hibridos como a Desoladora (Desolator), que aumenta o seu dano além de diminuir a armadura do oponente, ou a Couraça de Combate (Assault Cuirass) que diminui a armadura dos oponentes e aumenta sua velocidade de ataque.
Atualize sua Espada Larga para a Deadalus que lhe garante dano critico e aumenta o dano do seu
herói. Use uma Habilidade, como Neblina Corrosiva (Corrosive Haze), para reduzir a armadura dos
oponentes.

Dano Magico:
O segundo tipo de dano no Dota 2 é o Dano Mágico, é também bastante comum pois a maior parte das habilidades causam dano mágico.
Para reduzir o dano mágico, é necessário resistência mágica.
Quase todos os heróis tem uma resistência mágica natural de 25%, o que isso significa? Que 100 de dano mágico, causará apenas 75 após ser reduzido. A maior parte das criaturas não tem resistência mágica, entretanto, as capatultas tem 80%. na floresta (Jungle), algumas criaturas provém uma aura de resistência para as criaturas proximas a ele, logo, caso você for farmar (matar criaturas para obter ouro)
na floresta, certifique-se de matá-las primeiro.
Imaginemos durante um jogo, você pode pausar o jogo e colocar sua calculadora mental para funcionar para ter a ideia de quanto de dano precisará para matar seus oponentes. Se o seu Dedo da Morte (Finger of Death) desfere 600 de dano no level 1, e seu alvo tem 25% de resistência mágica, significa que ele desfere 450 de dano magico ao oponente, tenha certeza que seu oponente tenha menos de 450 de vida, acabe com ele com seu Dedo da morte, Despause o jogo e saiba que seu oponente te acha um idiota por pausar o jogo.

Para reduzir dano mágico, é ncessário itens que fornecem redução à dano mágico tais como, Capuz da Audácia (Hood of Defiance) ou Manto (Cloak).
Enquanto o manto garante +15% de resistência mágica, o Capuz da Audácia cria um escudo que nega 325 de dano mágico que seu herói receberia. Como uma evolução do Capuz da Audácia, temos o Cachimbo da Introspecção (Pipe of Insight) que além de status, garante uma barreira ativável, que nega 400 de dano mágico durante 12 segundos.

Para um Heróis Core (Carregador, MidLaner e OffLaner), o mais comum é que o mesmo compre o
Bastão Preto da Realeza (Black King Bar – BKB) que lhe confere imunidade a magias, impedindo que a grande maioria das habilidades inimigas não possam ser usadas contra você, logo se você tem diversos heróis baseados em dano mágico, uma BKB é mais que necessária. Deve-se fazer um adendo que alguns heróis tem habilidades, na maior parte são ultimates, que são tão poderosas que ultrapassam a imunidade mágica concedida pela BKB, mas elas são bastante raras.
Para lidar contra essas habilidades, considere comprar uma esfera de linkens (Linken’s Sphere), que bloqueia habilidade de alvo unico a cada 13 segundos, ou uma Orbe de Lotus (Lotus Orb), cuja sua habilidade ativa, reflete as habilidades de volta aos oponentes, ou algum aliado com Capa Cintilante pode protege-lo de ataques inimigos após você sofrer muito dano.

Aumentar o dano mágico é um pouco mais complicado que o dano físico, pois há poucas formas de
aumentar o dano uma vez que as habilidades tem um teto de pontos a se alocar. Existem algumas
habilidades e itens que podem aumentar seu dano, mas a maior parte das habilidades não escalam
bem no fim de jogo, uma vez que existe um teto de dano, exemplo: Lamina Laguna (Laguna Blade)
Habilidade ultimate da Lina, no level 3 (o Maximo) desfere 850 de dano no inimigo e só pode ser usada
uma vez a cada 50 segundos. Mesmo aumentando sua inteligencia, a amplificação magica é muito
pequena, a cada 25 pontos em inteligencia, sua amplificação magica será de aproximadamente 1,56%.
Existe também a opção de comprar a Lente do Éter, que aumenta o alcance de suas habilidades em 200 e aumenta seu dano mágico em 5%, custando 2300 de ouro.
Por esta razão, a maioria dos Heróis cujos danos são baseados em habilidades mágicas não são
Carregadores fortes e confiáveis numa partida muito longa.
As melhores maneiras de aumentar seu dano mágico são:
Hérois que tem seus ultimates melhorados pelo Cetro de Aghanim (Aghanim’s Scepter), como por
exemplo o lion onde há um grande aumento no dano de seu Ultimate e ainda seu dano passa a ser em área. Para verificar se seu herói tem seu Ultimate aprimorada pelo Cetro, é só deixar o mouse na Habilidade para checar.

Comprar Véu da Discordia (Veil of Discord) e/ou Lâmina Etérea (Ethereal Blade) para reduzir a
resistência mágica do opoente.
Use Habildades que reduzem a resistência mágica dos oponentes, como o Selo Ancestral (Ancient
Seal) do Skywrath Mage, ou o Decreptar (decrepfy) do Pugna.
Comprar o Orbe Restaurador (Refresher Orb) para utilizar uma grande habilidade duas vezes numa
briga.
Comprar um item que desfira dano mágico como a Dagon e usa-la com suas habilidades.
Comprar um Núcleo de Octarina (Ocatarine Core) que reduz o intervalo de uso (Cooldown),
aumentando assim o dano que você consegue desferir nas lutas.

Dano Puro
O último tipo de dnao é o dano Puro. É um tipo de dano que não é reduzido nem por armadura, nem resistência mágica, então é muito difícil de aumentar ou diminuir. É o tipo de dano mais raro e é muito efetivo pois ele desfere tal dano independente da armadura ou resistência mágica do alvo.

Dano puro é aumentado pela sua amplificação magica, como Lente do Éter e aumentando sua
inteligência, mas não vale pena forcar-se nisto, a menos que se encaixem em sua Itemização (Building).
A melhor forma de bloquear dano puro é usando a BKB, uma vez que a maioria do dano puro não
ignora imunidade a magia, porém existem algumas habilidades que funcionam mesmo com o lavo
imune a magia como Condenar (Doom), Ruptura (Rupture), Onda Sônica (Sonic Wave), Pulso da Meia Noite (Midnight Pulse), Buraco Negro (Black Hole), Contraespiral (Counter Helix), Gancho de Carne (Meat Hook), Raio Solar (Sun Strike), Ímpeto (Impetus) e Lâmina Laguna (Laguna Blade): somente após ser aprimorado pelo Cetro de Aghanim.
Devido a não ter maneiras de reduzir dano puto, a melhor maneira de lidar com ele é aumentar sua
vida, comprando itens que te darão mais vida.
Algumas fontes de dano puro são baseadas em auto ataque, logo, ter evasão, lhe permite ignorar
alguns desses ataques, você também pode optar pela Capa Cintilante/Cajado da Força/Adaga da
Translocação para esquivar-se de projéteis, ou meu método favorito: Matá-los antes que eles possam conjurar tais habilidades.