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CS2: O que é o subtick?

A implementação do sistema deixa o servidor mais leve e ao mesmo tempo as informações mais necessárias são privilegiadas.

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O Counter-Strike 2 (CS2) está próximo do lançamento e com ele a introdução do sistema de subtick. Com o novo sistema, a comunidade têm discutido como isso impacta o jogo e como funciona.

O que é tickrate?

Tickrate é troca de solicitações e respostas entre o jogador e o servidor, ou seja, cada vez que é realizada uma ação do jogador, é feita uma solicitação e para que a ação ocorra dentro do jogo é entregue uma resposta ao jogador.

Com isso, quanto mais solicitações e respostas, mais precisa e rápida a ação ocorre. O Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) utiliza 64 tickrate nos servidores oficiais, já alguns servidores da comunidade – Como a GamersClub e Faceit – utilizam 128.

O que é subtick?

O próximo jogo da franquia da ValveCS2 – utiliza o sistema de Subticks. No novo sistema, ao invés de calcular o tempo entre solicitação e resposta, o servidor registra o momento que a ação ocorre, e dependendo da ação, ocorre de forma até mais rápida que o 128 tickrate.

O sistema de subticks prioriza algumas informações como os disparos, movimentação e deixa para respostas mais lentas informações como utilização das granadas e abertura de mira.

O youtuber MrMaxim realizou o cálculo de tempo médio – em milissegundos – entre os servidores com 64 tickrate, 128 tickrate e subtick.

Imagem: reprodução/MrMaxim

 

No gráfico acima é possível notar que o tempo de resposta mais lento foi de 21.833 milissegundos e o mais rápido de 10.453 milissegundos, tendo como média entre todos os ticks calculados 15.62 milissegundos.

Imagem: reprodução/MrMaxim

 

Entretanto, no gráfico dos servidores com 128 tickrate, o tempo é diminuído quase pela metade, tendo média de 7.81 milissegundos e com o tick mais rápido sendo 3.661 milissegundos.

Imagem: reprodução/MrMaxim

 

Já no gráfico de subticks, vemos que apesar da média de ticks ser praticamente a mesma dos servidores com 128 tickrate, a resposta mais rápida foi de 0.015 milissegundos – praticamente instantânea.

A implementação do sistema deixa o servidor mais leve e ao mesmo tempo as informações mais necessárias são privilegiadas.

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