– kl1m comentou no chat: “O que você quer de mim macaco”
– Atleta russo é um dos novos reforços do MIBR
– Jogador se pronunciou no X (antigo twitter), mas apagou na sequência
Um dos novos atletas do MIBR de Counter-Strike 2 (CS2), o russo Klimentii “kl1m”Krivosheev, chamou um jogador de macaco durante partida na plataforma FACEIT na tarde da última terça-feira (09).
- CS2: MIBR anuncia campeão de Major como novo reforço
- CS2: G2 protagoniza zebra e virada na final da BLAST London
Caso foi noticiado em primeira mão pelo jornalista Victor Porto, da Dust2 Brasil. Na reportagem consta uma foto do chat do game, no qual kl1m faz o seguinte comentário: “O que você quer de mim macaco”. Mídia foi tirada por Leonardo Hartkam, um dos jogadores da partida. Confira:

É possível ver mais diálogos no chat da partida, após a chamar outro jogador de macaco, o profissional do MIBR termina: “não jogue CS”, e na sequência, icepeek, outro chileno, digita: “você é muito estúpido e um péssimo jogador”.
Na matéria da Dust2, Victor Porto comenta que entrou em contato com Leonardo Hartkam, dono da imagem, que contou mais sobre a história. Segundo Hartkam, a equipe estava tentando se comunicar em inglês, mas kl1m não estava colaborando, com isso, Icepeek foi reclamar e tudo aconteceu na sequência.
De acordo com o Código de Conduta da FACEIT, todos os jogadores devem manter interações respeitosas, seja por voz ou texto, evitando qualquer tipo de assédio, abuso ou intimidação. A plataforma não tolera linguagem vulgar, ofensiva ou comportamentos de bullying, reforçando que a comunicação deve ser adequada e colaborativa.
O regulamento ainda recomenda que os usuários tratem os demais com respeito, mantenham uma postura de cooperação para alcançar a vitória nas partidas e saibam reconhecer o momento de fazer uma pausa para evitar atitudes impulsivas.
O que a lei brasileira diz sobre injúria racial?
De acordo com a Lei nº 14.532/2023, a injúria racial passou a ser tipificada como crime de racismo, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. A legislação também prevê agravantes quando o ato é praticado em contextos esportivos, religiosos, artísticos ou culturais, reforçando o combate a qualquer forma de discriminação no país.
Pronunciamento de kl1m e MIBR
Na noite da última terça-feira, kl1m estreou pelo MIBR contra a UnderDogs, em jogo válido pela ESL Challenger Cup 2. Durante a partida, o atleta russo postou no X (antigo Twitter), um pronunciamento, mas apagou na sequência, enquanto a organização ainda não comentou sobre o assunto.

“Antes de postarem qualquer notícia, veja o que o jogador me escreveu na Faceit, e depois podem escrever suas notícias. Se chamar ele de macaco depois disso for considerado ruim e proibido, então irei pedir desculpas, mas honestamente, isso não tem sentido.” – kl1m