Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

CS2: Kl1m, jogador do MIBR, é acusado de injúria racial

Caso aconteceu durante partida na FACEIT

0

kl1m comentou no chat: “O que você quer de mim macaco”
– Atleta russo é um dos novos reforços do MIBR
– Jogador se pronunciou no X (antigo twitter), mas apagou na sequência

Um dos novos atletas do MIBR de Counter-Strike 2 (CS2), o russo Klimentii “kl1m”Krivosheev, chamou um jogador de macaco durante partida na plataforma FACEIT na tarde da última terça-feira (09).

Caso foi noticiado em primeira mão pelo jornalista Victor Porto, da Dust2 Brasil. Na reportagem consta uma foto do chat do game, no qual kl1m faz o seguinte comentário: “O que você quer de mim macaco”. Mídia foi tirada por Leonardo Hartkam, um dos jogadores da partida. Confira:

Imagem: reprodução/Leonardo Hartkam e Dust2 Brasil

É possível ver mais diálogos no chat da partida, após a chamar outro jogador de macaco, o profissional do MIBR termina: “não jogue CS”, e na sequência, icepeek, outro chileno, digita: “você é muito estúpido e um péssimo jogador”.

Na matéria da Dust2, Victor Porto comenta que entrou em contato com Leonardo Hartkam, dono da imagem, que contou mais sobre a história. Segundo Hartkam, a equipe estava tentando se comunicar em inglês, mas kl1m não estava colaborando, com isso, Icepeek foi reclamar e tudo aconteceu na sequência.

De acordo com o Código de Conduta da FACEIT, todos os jogadores devem manter interações respeitosas, seja por voz ou texto, evitando qualquer tipo de assédio, abuso ou intimidação. A plataforma não tolera linguagem vulgar, ofensiva ou comportamentos de bullying, reforçando que a comunicação deve ser adequada e colaborativa.

O regulamento ainda recomenda que os usuários tratem os demais com respeito, mantenham uma postura de cooperação para alcançar a vitória nas partidas e saibam reconhecer o momento de fazer uma pausa para evitar atitudes impulsivas.

O que a lei brasileira diz sobre injúria racial?

De acordo com a Lei nº 14.532/2023, a injúria racial passou a ser tipificada como crime de racismo, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. A legislação também prevê agravantes quando o ato é praticado em contextos esportivos, religiosos, artísticos ou culturais, reforçando o combate a qualquer forma de discriminação no país.

Pronunciamento de kl1m e MIBR

Na noite da última terça-feira, kl1m estreou pelo MIBR contra a UnderDogs, em jogo válido pela ESL Challenger Cup 2. Durante a partida, o atleta russo postou no X (antigo Twitter), um pronunciamento, mas apagou na sequência, enquanto a organização ainda não comentou sobre o assunto.

Imagem: reprodução/X (antigo Twitter)

“Antes de postarem qualquer notícia, veja o que o jogador me escreveu na Faceit, e depois podem escrever suas notícias. Se chamar ele de macaco depois disso for considerado ruim e proibido, então irei pedir desculpas, mas honestamente, isso não tem sentido.” – kl1m

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x