O modo Premier de Counter-Strike 2 (CS2) introduziu a mecânica de rankings mundiais e regionais, além da possibilidade de escolher e vetar mapas. Com a novidade, o portal Leetify – que gera estatísticas sobre o jogo – começou a acompanhar os mapas mais jogados. Em postagem no blog feita nesta segunda-feira (18), o site demonstrou que o vencedor do ranking foi Mirage.
- CS2: Com presença da MIBR, Valve divulga os times do RMR SA
- CS2: FURIA está entre equipes convidadas para IEM Katowice 2024
Em comparação feita pelo Leetify sobre maio e dezembro de 2023, Mirage continuou sendo o mapa mais jogado nos dois meses. Entretanto, Mirage e Inferno não são mais a maioria das partidas: agora os dois mapas compõem 41% das partidas jogadas, enquanto no antecessor Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) compunham 67%.

Vertigo é o terceiro mapa mais jogado, sendo 14% dos jogos. Anteriormente, quem empatava na posição eram Nuke e Overpass com 10%. Na outra ponta do gráfico, é possível observar que Anubis é o mapa menos jogado em CS2, com 8% das partidas. Já no CS:GO, era Ancient – que agora compõe 12%.

A chegada do modo para o novo jogo da Valve colabora para que mapas que eram deixados de lado, tenham maior visibilidade agora – tanto visual, quanto em número de partidas.

Outro fator que colabora para que os mapas menos populares tenham despontado agora, é o fato da quebra estratégica contra times fechados. Players que jogam juntos tem mais possiblidade de jogar mapas menos conhecidos para tentar “dar um perdido” nos imigos.