– Confira todos os rebaixados e promovidos ao VCT em 2026
– A 2GAME, equipe brasileira, foi rebaixada do VCT Américas
– Apenas uma região não contou com descenso
Com o fim do VCT 2025: Ascension Américas no último domingo (26), foram finalizados todos os Ascensions pelo circuito do VCT. O campeonato de VALORANT é responsável por subir uma equipe para as franquias todos os anos.
- VALORANT: Time campeão brasileiro anuncia saída do competitivo
- VALORANT: Final do Ascension sobe time para o VCT Américas
Diante disso, a redação da Pichau Arena separou todas as equipes que foram promovidas ao VCT e todas que foram rebaixadas de volta ao tier 2 para a temporada de 2026. Confira a lista completa.
VCT Américas
Na região em que os times brasileiros disputam, a 2GAME Esports foi rebaixada de volta ao VCB (VALORANT Challengers Brasil) após resultados abaixo da média durante o ano. A ENVY foi a grande campeã, ou seja, estará no VCT na próxima temporada.

- Sobe: ENVY
- Desce: 2GAME
EMEA
No campeonato que abrange Europa, Oriente Médio e África, a Gentle Mates, que havia sido rebaixada, voltou como parceira da Riot Games. Pelo Ascension, ULF Esports e PCFIC subiram, enquanto KOI e Apeks desceram de divisão.

- Sobem: ULF Esports e PCFIC
- Descem: KOI e Apeks
Pacífico
Pelo Pacífico, a SLT Seongnam subiu através do campeonato, enquanto a Nongshim RedForce manteve sua vaga também pela competição, então apenas um time foi promovido. Já a vítima do descenso foi a BOOM.

- Sobem: SLT Seongnam e Nongshim RedForce (manteve a vaga)
- Desce: BOOM
China
A Dragon Rage Gaming foi campeã do Ascension, com o resultado a vaga para 2026 se mantém. Diante desse resultado, a China foi a única região sem nenhuma organização rebaixada para o Challengers.

Sobe: Dragon Rage Gaming