Na manhã desta terça-feira (5), o rioter Jake Sin, head da APAC (Asia-Pacific) do VALORANT competitivo, compartilhou uma entrevista de um pro player com comentários sobre o perfil da nova geração de atletas do esporte eletrônico.
- VALORANT: Confira os agentes mais usados na fase de grupos do mundial
- VALORANT: Equipe é campeã mundial no limite
O campeão da mais recente competição internacional, o VCT Masters Bangkok (VALORANT Champions Tour), é a T1, organização sul-coreana. Em entrevista, o jogador Kim “Meteor” Tae-oh falou sobre o país asiático ter potencial de crescer futuramente na modalidade.
Pro player diz que “a Coreia tem um futuro muito brilhante”
🇰🇷 T1 Meteor: "In Korea, we start playing games from a very young age. In our generation, LoL was the dominant game, and because so many people played LoL, there wasn’t much talent in the pool when it came to FPS games.
However, a lot of younger people are now playing VALORANT,… pic.twitter.com/sWwOZK25eH
— VALO2ASIA (@VALO2ASIA) March 4, 2025
“Na Coreia, começamos a jogar desde muito jovens. Na nossa geração, LoL era o jogo dominante e, como muitas pessoas jogavam LoL, não havia muito talento no cenário quando se tratava de jogos FPS.
No entanto, muitos jovens estão jogando VALORANT agora, então sinto que o cenário só vai ficar cada vez mais amplo e profundo quanto a talentos.
Acredito que a Coreia tem um futuro muito brilhante pela frente no que diz respeito a VALORANT e outros jogos FPS.” — T1 Meteor
Para o atleta, a escassez de talentos em modalidades de FPS (First-Person Shooters) se dá pela abundância de jogadores que ingressaram no cenário de LoL (League of Legends). Entretanto, agora, Meteor sente haver “cada vez mais” talentos nos jogos de tiro como o VALORANT.
Rioter responsável pelo competitivo de VALORANT comenta
Jake Sin compartilhou a entrevista do jogador e compartilhou os pensamentos que tem sobre a situação do cenário de VALORANT na Coreia do Sul. Veja abaixo o que disse o profissional:
Seeing a ton of empirical evidence that VALORANT has become THE game to go pro in Korea right now. Ask any 15 year old around you here https://t.co/r8qLEKQLTo
— Jake Sin (@RiotJaker) March 4, 2025
“Tenho visto uma tonelada de evidências empíricas de que o VALORANT se tornou O jogo para se tornar profissional na Coreia agora. Pergunte a qualquer jovem de 15 anos ao seu redor por aqui” — Jake Sin, head da APAC (VALORANT competitivo)
Apesar de falar ter “visto uma tonelada de evidências empíricas”, o profissional não as citou na publicação. Porém, o comentário do head da APAC vai em concordância com o que disse o jogador profissional da T1.
Reação no Brasil
O ex-jogador Gabriel “tockers” Claumann comentou o tweet do rioter e expressou a preocupação com o aumento de novos talentos sul-coreanos adentrando o competitivo de VALORANT. Confira abaixo:
rioter dizendo que na coreia o jogo mais cotado pros mais novos virarem pro ta sendo o valorant
aqui foi https://t.co/jJ18ZmNkUk
— tockers (@tockerslol) March 5, 2025
Vale lembrar que os jogadores sul-coreanos dominam o competitivo de LoL e vêm conquistando mais títulos ultimamente, tal como o Masters Shanghai 2024, no qual a Gen.G Esports (GEN) foi a campeã.