– Vazamento sobre novos processadores
– Frequência de clock acima dos 5.5Ghz
– Sem vazamento de datas de lançamento
A AMD parece estar a todo vapor no desenvolvimento de sua próxima geração de processadores. Há vazamentos recentes apontando para a chegada de um novo chip X3D.
- MISERY: requisitos para co-op pós-apocalipse por menos de R$30
- Resident Evil: Requiem tem requisitos para PC revelados; confira
As informações, inicialmente divulgadas pelo banco de dados de benchmarks PassMark e complementadas por diversas fontes da indústria, sugerem que a empresa está preparando opções atraentes para o mercado de PCs gamers e de alto desempenho.

O Misterioso Ryzen 7 9700X3D e a Batalha dos Clocks
O principal destaque dos vazamentos é o Ryzen 7 9700X3D. Um processador que, segundo o PassMark, possui 8 núcleos e 16 threads, baseado na arquitetura Zen 5 X3D e compatível com a plataforma AM5. Ou seja, a expectativa é que este chip se posicione como uma alternativa mais acessível ao atual topo de linha, o Ryzen 7 9800X3D, mantendo um nível de desempenho notavelmente similar.
Porém, o que mais chamou a atenção dos analistas foi a frequência de boost listada para o 9700X3D: 5.8 GHz. Este valor representa um salto considerável em relação ao boost máximo de 5.2 GHz do Ryzen 7 9800X3D.
E embora a comunidade de tecnologia alerte que este clock elevado possa ser um erro de registro, um resultado de overclocking ou uma leitura incorreta. Porém, isso levanta a possibilidade de que a AMD tenha encontrado uma maneira de elevar as frequências em seus chips com a tecnologia 3D V-Cache, um desafio técnico conhecido.
Nos testes de benchmark, o Ryzen 7 9700X3D alcançou 40.438 pontos em multi-threading e 4.687 pontos em single-threading. Estes resultados são praticamente idênticos aos do Ryzen 7 9800X3D (39.982 e 4.427, respectivamente).
Dessa forma, confirmando que o novo chip pode oferecer performance de ponta para jogos, no qual a tecnologia 3D V-Cache se destaca. Ou seja, a introdução de um chip X3D com desempenho de ponta a um preço potencialmente mais baixo daria aos consumidores mais flexibilidade na montagem de seus PCs.