A Riot Games pegou a comunidade de VALORANT de surpresa nesta terça-feira (29), ao comunicar que a The Guard não disputará o VCT Américas 2024, devido à não assinatura do contrato de participação dentro do prazo estabelecido. No entanto, os jogadores não foram notificados da melhor forma.
A The Guard conquistou uma vaga para a Liga das Américas após vencer o VCT Ascension Américas 2023. No entanto, o sonho foi interrompido de maneira repentina, após a organização não cumprir o prazo para assinatura do contrato de participação.
A notícia pegou todos de surpresa, incluindo os próprios jogadores, que descobriram o ocorrido por meio de um comunicado no Twitter da Riot Games.
O impacto emocional da decisão foi evidente nas declarações dos jogadores. Michael “neT” Bernet expressou sua opinião, destacando o trabalho árduo e os sacrifícios feitos pela equipe.
“Estou devastado. Todo o trabalho duro e sacrifícios que passamos como equipe é tirado de nós por uma nota no Twitter. No fim do dia, tem coisas na vida que não controlamos e é injusto, mas ser punido por colocar meu coração e alma naquilo que amo é de partir o coração. Não quero nada além de vencer um mundial com meus irmãos” declarou Michael “neT” Bernet.
I am devastated. All the hard work and sacrifices we have went through as a team just to have it stripped away from us through Twitter… At the end of the day some things in life are truly out of your control and it is unfair but to be punished for putting my heart and soul into…
— GUARD neT (@neT_valorant) August 29, 2023
“Muito obrigado a todos que nos apoiaram e obrigado especialmente a minha segunda família. Eu sei que eu não seria o jogador que sou hoje se não fossem vocês. Eu realmente espero que a Riot reconsidere a decisão e nos dê a chance de jogar juntos mais uma vez. Por favor Riot, entenda que para nós é mais que um jogo, é a nossa vida toda.” completou.
A notícia ter chegado ao elenco por meio de um tweet, em vez de um contato direto agravou a frustração. A surpresa e a ausência de uma explicação detalhada deixaram uma lacuna de incerteza no futuro dos jogadores e da equipe.
O treinador da The Guard, Josh “JoshRT” Lee, também expressou seus sentimentos em relação à situação.
A lot to process right now…
So much work was put into our Ascension winning run & we built a program that would've been very competitive next year. Now I have no idea where my team's future lies.
Open to talking any potential orgs right now, I'll be a free agent. https://t.co/UXGHwJqPIN
— GUARD JoshRT (@JoshRTz) August 29, 2023
“Temos muito a processar nesse momento. Muito esforço foi feito durante a nossa campanha vencedora no Ascension e construímos um programa que seria muito competitivo no próximo ano. Agora não faço ideia do que o futuro guarda. Estou aberto a conversar com qualquer organização.”