– Técnico de reparo apontou que a RTX 5090 Founders Edition usa design modular com conector interno muito frágil
– Vulnerabilidade torna a placa arriscada para usuários que pretendem fazer manutenção
– Pode valer mais a pena optar por versões de parceiros ou esperar revisão
De acordo com uma publicação do PC Gamer desta segunda-feira (27), um técnico de reparo especializado em hardware, do canal Northridge Fix, fez uma desmontagem de uma RTX 5090 Founders Edition (FE) e apontou falhas graves de design.
Os problemas eram tão graves, segundo o especialista, que o levaram a afirmar: “Eu ficaria o mais distante possível da RTX 5090 FE. Não compre.”
- Compre GPU NVIDIA e ganhe ARC Raiders grátis; saiba como
- AMD + OpenAI: nova parceria pode abalar domínio da NVIDIA
Principais problemas apontados
O design da versão Founders Edition da RTX 5090 utiliza duas placas-circuito (modular), sendo a principal com a GPU/VRAM/PD e uma secundária para o conector PCIe. Essas duas foram interligadas por um conector FPC (flex printed circuit) que, segundo o técnico, é “muito frágil;
O conector danificado impede a emissão de imagem, mesmo com todas as tensões corretas. O pior: não há peça de reposição disponível para esse conector específico;
Além disso, há relatos mais amplos envolvendo a série RTX 50 de pontas de falha no conector de alimentação (12V-2×6) ou uso de cabo inadequado.
Impactos para o usuário comum
Se você planeja modificar o cooler, instalar water-block ou fazer desmontagem para limpeza futura, a versão FE da 5090 pode se tornar um problema grave caso esta seja sua placa, porque qualquer erro no conector FPC pode levar ao cartão se tornar inutilizável.
Mesmo que você não abra a GPU, o conjunto modular aumenta o número de pontos de falha comparado a uma placa de circuito único tradicional, o que pode afetar durabilidade ou tornar o reparo caro/impossível.
Por fim, considerando o preço elevado do modelo, esse tipo de fragilidade faz com que o custo-benefício fique questionável. principalmente para a maioria dos usuários, que não precisa do máximo desempenho absoluto ou que não pretende mexer no hardware além de “instalar e jogar”.