Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

A importância da e-Copa na inclusão nos eSports

Evento celebra a inclusão e entretenimento nas comunidades

0

A e-Copa é um evento que une competição, tecnologia e entretenimento, atuando, principalmente, à favor da inclusão de comunidades carentes no mundo dos esportes eletrônicos. A Pichau Arena conversou com o porta-voz Matheus Lopes (MH), coordenador de projetos da Favela Gamer, sobre a importância da iniciativa na inclusão nos eSports.

O evento aconteceu pela primeira vez em 2020 e está em sua terceira edição, sendo realizada em uma Carreta Gamer, que rodou todas as regiões desde 29 de dezembro, e teve encerramento com a grande final em 4 de fevereiro. Esta é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo em parceria com a Associação Paulista de Recreação, Esporte e Lazer (APREL).

Foto: Divulgação/e-Copa São Paulo

O evento E-Copa é uma oportunidade única para promover a integração entre os jovens por meio do esporte eletrônico, incentivando a competitividade saudável e o espírito de equipe“, disse Paulo Sérgio Fernandes, membro da Associação.

As comunidades beneficiadas foram escolhidas de acordo com o contato fornecido pelas ONGs (Organizações Não-Governamentais) parceiras da Prefeitura da cidade nas quatro regiões da cidade, totalizando quase 25 mil atendimentos desde o início do projeto, que demonstra a dimensão da importância da e-Copa nas comunidades.

As crianças beneficiadas pelo e-copa são crianças de comunidades que são crianças carentes. Todo e qualquer tipo de evento é algo 100% agregativo no aprendizado, realização de sonhos e o mais importante: Tirando eles das ruas ocupando as mentes, livrando eles de ir para caminhos ocultos.”, comentou MH.

Elas  (as crianças)  são carentes, de áreas muitas vezes violentas, por isso esses eventos evidenciam que há outros caminhos e permitem que elas conheçam outras pessoas, regiões, troquem informações e ampliem o conhecimento sobre o mundo. Essa parceria é ótima e importante para todos nós”, continuou o porta-voz.

Foto: Divulgação/e-Copa São Paulo

Com experiências imersivas, o veículo integrou dez PCs gamers para Fortnite, seis cockpits completos para Grand Turismo e duas estações de dança para Just Dance. Desta vez, 96 jovens chegaram à final presencial nas três modalidades abrangidas pelo projeto, sendo selecionados os quatro jovens de maior destaque por comunidade, e os demais, classificados por um ranking global entre todas.

A última etapa aconteceu no Complexo Gamer, em São Paulo, e premiou dois vencedores, sendo: no Just Dance, Vanderlei Previato Junior, 23 anos; no Gran Turismo, Antony Gomes da Silva, 20 anos.

Embora o sonho de se tornar um atleta profissional de e-sports envolva muitos jovens, a realidade está longe das crianças da periferia. Por isso, iniciativas como a e-Copa fazem a diferença”, comentou Antony, morador da Zona Oeste da cidade.

Desta forma, a e-Copa São Paulo desempenha um trabalho importante como um dos maiores eventos que promovem a inclusão na cidade, levando competição e entretenimento às comunidades, além de incentivar o futuro dos jovens carentes no mundo dos esportes eletrônicos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x