– A Riot Games suspendeu temporariamente o atleta Summit, da Estral Esports
– Punição veio por uma suposta trapaça durante o jogo contra a Disguised
– Atleta estava assistindo o VOD da partida
A Riot Games suspendeu temporariamente o top laner da Estral Esports, Park “Summit” Woo-tae, por uma suposta trapaça durante partida no Torneio de Promoção para a LCS (League Championship Series), campeonato de League of Legends (LoL) em 2026, contra a Disguised.
- LoL: Torneio de Promoção tem disputa acirrada entre times BRs
- LoL: Flamengo coloca o Brasil na disputa por vaga no CBLOL 2026
Durante a série MD5 (melhor de cinco), ataques de DDoS atingiram o servidor da Riot e paralisaram a partida por cerca de duas horas. No período de pausa, o jogador profissional apareceu ao fundo da câmera de Jang “Ghost” Yong-jun, atirador da equipe, assistindo o VOD do próprio jogo. Confira o momento:
Lol okay sure bud. It's pretty blatant. https://t.co/QLL54SjR4l pic.twitter.com/lbrmwVrzGX
— Erick "Decerux" Beltran (@Decerux) October 7, 2025
Diante disso, a publisher decidiu afastar o atleta enquanto fazem uma investigação completa no caso, dando a oportunidade da organização achar um substituto para o game que terá continuação nesta terça-feira (07).
Pronunciamento da Riot Games
“Após uma análise extensa das alegações levantadas durante o Torneio de Promoção da LTA North entre a Estral Esports e a Disguised, os oficiais da partida suspenderam provisoriamente Summit de competir até a conclusão de uma investigação completa.”
“O Código Global de Conduta de Esports – Edição 2025 estabelece que:”
“Trapaça é definida como o uso de qualquer método, técnica ou tecnologia dentro ou fora do jogo que afete o resultado de uma partida ou conceda uma vantagem injusta a um jogador ou equipe, incluindo, por exemplo, o uso de hacks, exploração de bugs, trapaças ou comunicação com indivíduos que não estejam participando da partida.”
“A Estral Esports poderá escalar um jogador substituto de seu elenco atual durante esse período. Levamos todos os níveis de competição a sério e permanecemos comprometidos em manter a integridade competitiva em todas as partidas.” – Riot Games
Competitive Update on the Promotion Tournament pic.twitter.com/yfamhqtRAV
— LTA North (@LTANorth) October 7, 2025
Pronunciamento da Estral Esports
“Para nossa apaixonada comunidade,”
“Gostaríamos de abordar a recente suspensão provisória do nosso jogador, Summit, e esclarecer nossa posição.”
“Entendemos a frustração e a indignação que essa situação causou, e compartilhamos totalmente desses sentimentos. Nossa série enfrentou desafios técnicos significativos, incluindo ataques DDoS aos servidores da Riot, o que resultou em uma pausa de mais de duas horas sem uma solução clara ou comunicação eficaz por parte dos oficiais presentes.”
“Reconhecemos que, em meio à incerteza, nosso jogador cometeu um erro ao assistir a uma transmissão durante a pausa. No entanto, não houve má-fé nem intenção de obter vantagem. Foi uma ação infeliz decorrente de uma situação insustentável.”
“Acreditamos que a sanção imposta é desproporcional e excessivamente severa. A penalidade não leva em consideração o fator humano de ter sete pessoas (jogadores e equipe técnica) esperando em frente a um computador por mais de cinco horas, sem movimento ou soluções.”
“Entramos com um recurso formal junto à liga. Continuaremos a defender o tratamento justo de nossos jogadores e a buscar um padrão mais humano na gestão de eventos.”
“Agradecemos sinceramente pelo apoio e confiança contínuos.” – Estral Gaming
A organização entrou com um recurso formal a liga para tentar retirar a punição para que Summit consiga jogar nesta terça, às 17h (horário de Brasília). Acompanhe os jogos pelo canal oficial da LTA North na Twitch e YouTube.