A LTA Sul (League of The Americas) chegou ao fim no último domingo (15), com a final entre FURIA e paiN Gaming. A grande decisão, apesar de inédita, não atraiu tanto público quanto em anos anteriores.
- LoL: Dança das cadeiras da mid lane causa impacto no cenário
- LoL: paiN x FURIA definem primeira final da LTA Sul na história
O League of Legends (LoL) brasileiro passou por mudanças com a extinção do antigo CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) e a criação da LTA Sul, que unificou o país com a antiga LLA (Liga Latino-Americana).
Essa mudança gerou certo desconforto na comunidade brasileira e, como consequência, as visualizações do campeonato caíram. De acordo com a Esports Charts — plataforma de estatísticas de torneios —, o pico de espectadores da final em 2025 foi de 258.672 mil , enquanto a última edição do CBLOL, em 2024, registrou 331.713 mil.

Os números indicam um certo desinteresse do público diante do novo campeonato e das drásticas mudanças no cenário – já que é a final menos assistida desde o primeiro split de 2020, que teve 227 mil espectadores – , como a exclusão de quatro times do antigo torneio, restando apenas seis equipes brasileiras na LTA. Será que veremos uma comunidade mais engajada na próxima etapa?