Na tarde de sexta-feira (21), a comunidade de LoL (League of Legends) foi impactada com um vídeo de Caco Antunes, líder de lolesports Américas, falando sobre o primeiro split da LTA (League of The Americas) e mudanças que serão feitas para as temporadas restantes de 2025.
O commissioner da LTA, Mark Zimmerman, já havia comentado em entrevista para a PIchau Arena que talvez o formato do último torneio tenha “sido agressivo demais”. Durante o First Stand, tanto Antunes, Zimmerman, quanto Igor Corrêa publicaram que haveria mudanças no futuro.
Erros no primeiro split da LTA
O primeiro ponto abordado no vídeo foi o primeiro split, o qual “não atingiu as expectativas de muitos fãs”, segundo Antunes. A Riot Games entende e concorda com o feedback da comunidade e explica que além do formato “curto demais”, a comunicação também foi falha, diz o líder.
Ao tentar explicar várias novidades e alterações para o novo ano, a equipe viu que tentou “atingir muitos objetivos ao mesmo tempo e em pouco tempo”, o que não resultou em bons frutos. O rioter promete que a organização irá “melhorar e repensar” para o split 1 de 2026.
Mudanças ainda em 2025
Para que as temporadas 2 e 3 “atendam às expectativas”, além de “acomodar o fearless draft”, algumas ações já serão tomadas. Agora, o segundo split terá três etapas, sendo de: posicionamento, grupo e playoffs.

A primeira fase continuará a ser em MD1 (melhor de um), mas durará menos tempo e ranqueará os times para o próximo desafio. Em seguida, as equipes se enfrentarão na etapa de grupos que será MD3 (melhor de três). Na última semana, os dois mais bem colocados de cada agrupamento se enfrentarão por seed nos playoffs e os últimos colocados pela permanência na competição.

Os seis melhores conquistam a vaga para as eliminatórias. Todos os confrontos serão em MD5 (melhor de cinco) e apenas a campeã se classifica para o MSI (Mid-Season Invitational) e também para o EWC (Esports World Cup ).

Para o split 3, as mudanças são mais brandas. Todas as séries eliminatórias acontecerão em MD5, porque o formato full-fearless é mais emocionante e também para que mesmo aqueles que não avançarem para os playoffs tenham a chance de disputar o embate mais longo.
Bootcamp internacional

Outra novidade trazida por Antunes é um bootcamp no Canadá (sede do MSI 2025) para organizações do sul. Serão quatro equipes (contando com a que já está qualificada para o internacional) que terão a oportunidade de melhorarem competitivamente.