Chegou ao LoL (League of Legends), nesta quarta-feira (14), a atualização 25.10, a qual traz consigo o Modo Treta. Entenda no presente texto qual é o mapa, o objetivo principal e os diferenciais.
- LoL: Técnico campeão brasileiro dá dicas para jogar melhor de suporte
- LTA Fantasy: É melhor escalar a LTA Norte? Confira os maiores pontuadores da rodada
No resumo feito pela criadora do game, há uma pequena descrição de como é a partida alternativa. Uma das frases que chama a atenção e explica bem a essência da novidade é a seguinte:
“É um modo de muita ação e pouca estratégia” — Riot Games
Muita luta e pouca enrolação
Uma mistura de ARAM só que em Bandópolis, sem torre, sem objetivos complexos, apenas com minions que precisam chegar ao portal na base inimiga. Outro diferencial é que os players podem escolher os campeões com quem vão jogar e brilhar nas teamfight frequentes do game.
Formato mais simples do Modo Treta

As partidas ranqueadas ou até mesmo no estilo normal no mapa de Summoner’s Rift são recheadas de detalhes e complexidades que podem ser repelentes a novos jogadores. Também há aqueles que buscam um jogo mais rápido e leve pra descontrair. Pensando nessa necessidade, a Riot Games desenvolveu o Modo Treta.
O objetivo principal é simples: “cada equipe começa com 250 de Vida” e o time que zerar a vida do agrupamento oposto vence. As formas de se causar dano são as seguintes:
- Eliminar campeões inimigos: causa cinco de dano ao time inimigo;
- Enquanto a equipe adversária não estiver com pouca vida, eliminar tropas inimigas: causa 1 de dano;
- Cada tropa levada ao portal de Bandópolis do time oposto causa 1 de dano.
Um ponto interessante a se notar é que os minions, neste novo formato, têm uma função diferente. Não são mais ‘peões’ para ajudar a derrubar uma torre, mas a principal chave para a vitória.
Diferenças importantes

Nas laterais do caminho em que as tropas percorrem, existem acampamentos de monstros que concedem fortalecimentos valiosos. Entretanto, dragões e barões não estão presentes.
Quanto ao ‘voltar base’ que não é permitido no ARAM, é liberado no Modo Treta, ou seja, os jogadores podem recuperar vida e comprar itens sem se submeter à morte intencionalmente.
Por ser mais rápido e com um único objetivo, é possível jogar com amigos de diferentes níveis, tanto os mais experientes quanto os novatos ou até mesmo aqueles que estão tendo o primeiro contato com o MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) da Riot Games.
O leitor já testou o novo modo? Convidamos a contribuir na sessão de comentários a experiência de se aventurar pelo formato inovador. Caso a matéria tenha sido útil, considere avaliá-la