Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

LoL: como funcionam os playoffs do CBLOL?

Formato, times e mais: como funciona o principal campeonato de LOL no Brasil

0

Além de cada tipo de esportes eletrônico (eSport) ter o seu tipo de final, cada campeonato acaba adotando um formato para os playoffs. Isso acontece no CS:GO (Counter Strike: Global Offensive), no VALORANT e no LoL (League of Legends) não poderia ser diferente.

Nos últimos anos, o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) teve mudanças significativas para o segmento da competição e não estamos falando apenas do formato de disputa do torneio. As premiações do CBLOL também evoluíram significativamente ao longo dos anos, por exemplo.

Ainda que tenhamos um pouco mais de um mês de séries de jogos em Summoner’s Rift, os playoffs do CBLOL estão cada vez mais próximos e ainda há quem não saiba nada sobre a competição. Mas pode ficar tranquilo, que a nossa equipe de eSports separou as informações mais importantes para acompanhar este segundo split do torneio como se você tivesse assistido de perto a cada embate.

 

 

O que é o CBLOL?

 

Imagem: Reprodução/Riot Games

Primeiro, vamos falar um pouco mais sobre o campeonato em si e as evoluções que vão além dos prêmios.

Falando em mudanças, temos a recente adição do sistema de franquias aqui no Brasil, que, por sua vez, significa que apenas alguns times podem jogar os campeonatos oficiais da desenvolvedora, sendo o próprio CBLOL o torneio considerado de elite do LoL brasileiro.

 

Imagem: Reprodução/Riot Games

 

Também temos o o CBLOL Academy, que fica sendo o grande responsável por revelar os talentos da modalidade em solo nacional, dando oportunidade para novos pro players jogarem a competição de elite. Parece confuso, mas calma que a gente explica.

Funciona assim: os elencos que competem no torneio de entrada podem também ser escalados para a equipe principal do CBLOL. Na história do campeonato, é a primeira vez que são grandes as chances de um atleta recém chegado ao cenário ter a possibilidade de competir de forma efetiva no maior torneio do país.

Pensando nisso, este texto explicará como funciona o formato atual do CBLOL, as equipes que estão competindo pelo título e as datas para você ficar de olho nos próximos jogos.

 

Formato do segundo split do CBLOL 2022

 

Imagem: Reprodução/Riot Games

 

Em 2022, ambas temporadas estão recebendo o mesmo tipo de formato de competição, que simplificamos para que até quem não entende de eSports saiba como funciona. Com o sistema de franquias, agora o CBLOL possui 10 equipes na disputa do título de campeão brasileiro e também da premiação de R$ 70 mil reais.

A fase de grupos do torneio consiste em um round robin duplo – ou seja, partidas de ida e de volta para cada organização. Na teoria, se a paiN Gaming jogar no sábado, seria o jogo de ida, contando com a partida de volta no domingo, sempre em uma série de um game.

 

 

Conforme os participantes forem perdendo e ganhando, se classifica para os playoffs as primeiras seis equipes da tabela do CBLOL, ou seja, é muito importante garantir vitórias durante a fase de grupos para avançar para as finais. Os quatro times conseguem vaga direta para a final e aguardam os resultados.

Porém, as equipes que ficarem em 5º e 6º lugar, vão para o chaveamento inferior para tentar retornar ao campeonato e competir nos playoffs. Já quem ficar do 7º lugar para baixo, está fora da competição e precisa esperar ano que vem para jogar no CBLOL 2023 do primeiro split.

 

 

Equipes participantes do CBLOL 2022

 

 

Atualmente, as equipes aceitas pelo sistema de franquias são:

  • Flamengo Los Grandes (extinta Flamengo Esports)
  • FURIA Esports
  • INTZ e Sports
  • KaBuM! e-Sports
  • Liberty
  • LOUD
  • Miners (antiga Netshoe Miners)
  • paiN Gaming
  • RED Canids (atual campeã do torneio)
  • Rensga Esports.

Vale lembrar que atualmente a FURIA, a RED e a paiN têm ganhado destaque de acordo com o desempenho em partidas pelo CBLOL.

As panteras e  a matilha chegaram a garantir 83% de taxa de vitória apenas nesta temporada durante a fase de grupos.  O detentor do melhor KDA é Grevthar (RED), seguido de Brance (LOUD)Netuno (FURIA)tinowns (LOUD) e Aegis (RED), então, vale a pena prestar atenção no gameplay destes pro players que estão em busca do título e premiação do torneio.

 

 

Ainda não se sabe como será a separação de valores, visto que os R$ 70 mil reais respondem a premiação total, sendo divididos sempre com maior quantidade para a equipe vencedora e a medalha de prata do CBLOL.

 

 

Calendário do 2º split do CBLOL 2022

 

 

2º split do CBLOL 2022 teve início em 11 de junho de 2022 e terá sua final presencial em 7 de setembro.

No primeiro dia de transmissão, foi divulgado que os playoffs irão acontecer em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O local é um dos maiores centros esportivos da cidade paulista e possui capacidade para cerca de 11 mil torcedores apaixonados por League of Legends.

Vale lembrar que os embates do campeonato brasileiro acontecem sempre de sábado e domingo nos canais oficiais da Riot Games na Twitch e no YouTube, a partir das 12h.

 

 

Veja mais:

 

LoL: Ranger é colocado na reserva da FURIA

 

LoL: Mundo suporte funciona? Veja guia com build, gameplay e mais

Como jogar LoL: dicas para sair do bronze

 

 

Matéria escrita por Siouxsie Rigueiras publicada na Betway Insider e adaptada para o leitor Pichau.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x