– Atleta comentou que as mulheres não deviam competir durante o período menstrual
– FlyQuest anunciou punições no dia que o clipe viralizou
– Bwipo ficará de fora da série contra a VKS e doará toda premiação do torneio para causas que apoiam mulheres nos jogos
Na noite da última terça-feira (09), a FlyQuest divulgou um comunicado suspendendo o atleta de League of Legends (LoL), Gabriël “Bwipo” Rau, da próxima série competitiva da organização por conta de comentários sexistas em livestream.
- LoL: Derrota da RED foi culpa do cansaço? brTT responde
- LTA Sul: Keyd Stars passeia e quebra jejum de 11 anos no LoL
Segundo o jogador profissional, mulheres não deveriam jogar durante o clico menstrual. Ontem (09), o clipe viralizou dentro da comunidade global da modalidade e como consequência das falas, a equipe acabou o suspendendo do próximo jogo. Confira o clipe:
bwipo falando que mulher não deveria jogar competitivo por causa do período menstrual :). tem que rir. e ainda tem quem defenda. https://t.co/piey8ecAtO pic.twitter.com/vbYGuirDDy
— ً★ (@ccxrlota) September 9, 2025
“Acho que não há apoio suficiente para jogadoras profissionais mulheres. Basicamente, a anatomia das mulheres e os ciclos mensais são bem diferente dos homens e, não há um sistema de suporte adequado para elas passarem pelo que precisam quando se trata de competição, na minha opinião.”
“E acho que um monte de pessoas, até homens que jogam esse jogo, simplesmente perdem a cabeça quando jogam League of Legends. Então, quando uma mulher está em um momento errado do mês para jogar competitivamente, sabe o que quero dizer? Tem um tempo no mês que você não deveria jogar games competitivamente como mulher, em minha opinião.”
Diante disso, o reserva İbrahim “Gakgos” Samet será o representante na rota do topo na disputa contra os brasileiros da Vivo Keyd Stars, em partida de 20 de setembro, válida pela final da chave superior da LTA Championship 2025 (League of The Americas), mais conhecida como Cross-Conference. Além da suspensão, a organização anunciou que toda premiação recebida pelo atleta será doada para causas que apoiam mulheres nos jogos.
Recently, Bwipo made sexist comments that are antithetical to FlyQuest’s core values. Every day, we try to make the gaming space better and that includes helping anyone with a passion for competition reach the highest possible levels of play.
That’s why we’re so proud of the RED…
— FlyQuest (@FlyQuest) September 9, 2025
Comunicado da FlyQuest
“Recentemente, Bwipo fez comentários sexistas que são antiéticos aos valores fundamentais da FlyQuest.
Todos os dias, tentamos melhorar o ambiente dos jogos, e isso inclui ajudar qualquer pessoas apaixonada por competição a alcançar os níveis mais altos de jogabilidade.
É por isso que temos orgulho do programa RED e do nosso trabalho para elevar a diversidade e comunidades carentes no mundo dos jogos.
Comentários que possam desencorajar até mesmo uma jovem de seguir seu sonho e se tornar uma jogadora profissional prejudicam o futuro dos eSports, e nós levamos isso muito a sério.
Embora nossa primeira reação seja educar quando comentários claramente ignorantes como este são feitos, a responsabilização também é um valor fundamental da nossa organização.
Como resultado, suspenderemos Bwipo da próxima série dos playoffs da LTA e doaremos o prêmio em dinheiro do evento para causas que apoiam mulheres nos jogos.”
Reação da comunidade com os comentários de Bwipo
Bwipo sempre teve um carinho especial dentro da comunidade de League of Legends, principalmente na brasileira, visto que é filho de uma nativa e se chama “Gabriel”; nome comum no país. Inclusive, quando veio disputar o primeiro Cross-Conference, em São Paulo, prestou ajuda à equipe da LOUD e jogadores profissionais da nação verde e amarela.
Diversos personagens da comunidade, tanto de LoL como dos eSports no geral, reagiram aos comentários do jogador. Um exemplo é Eefje “Sjokz” Depoortere, apresentadora belga nomeada como “Apresentadora de eSports da década” pelo eSports Awards.
Fk was just about to boot up a League game but realized I am on my period :/
— Eefje Depoortere (@sjokz) September 9, 2025
“Merda, eu ia startar uma partida no LoL e percebi que estou menstruada” — Sjokz
Client update: When on period you now receive:
– Less LP loss upon losing a game and increased LP gain upon victory
– Basic attacks damage % increased based on which active day of period
– Reduced Shop Prices
– SR Music Bed now LoFi to quell emotions whilest playing— Eefje Depoortere (@sjokz) September 9, 2025
“Quando estiver menstruada você recebe:
- Menos pontos ao perder um jogo e mais pontos ao vencer
- Dano de ataques básicos aumentado em % baseado no dia ativo da menstruação
- Preços reduzidos na loja
- SR Music Bed e LoFi para acalmar as emoções enquanto joga” — Sjokz
Outra personagem conhecida no cenário da modalidade a comentar sobre o ocorrido foi Júlia “Mayumi” Nakamura, que é ex-jogadora profissional e atual criadora de conteúdo pela Team Liquid. De acordo com a streamer, não faria live por conta de estar menstruada e não poder jogar.
sem stream hoje ❌
estou menstruada e não posso jogar league of legends
stream só daqui 10 dias
apenas respeitando o ciclo natural das coisas 🙏— liquid mayumi (@jumayumin1) September 9, 2025