Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Testamos os novos SSDs FireCuda, que são até 54x mais rápidos que um HD

0

Hoje traremos um tema pouco explorado: os SSDs de alta velocidade. Recebemos duas unidades da Seagate, sendo um FireCuda 510 e um FireCuda 520, ambos no padrão M.2 NVMe mas com características diferentes. Confira o unboxing, a instalação e as principais diferenças entre os novos modelos disponíveis no mercado. Assista ao vídeo para uma melhor visualização.

Logo de cara podemos notar a principal diferença, o FireCuda 510 é projetado no padrão PCI Express 3.0, enquanto o 520 é arquitetado no 4.0. O processo foi feito num computador de processador AMD Ryzen 7 5800X e placa mãe B550 Steel Legend da ASRock, ou seja, uma máquina completa para a melhor utilização e testagem dos nossos SSDs.

Vale ressaltar ainda que não é de hoje que testamos SSDs, e temos todos os dados anotados numa tabela para fins de comparação. Por exemplo, no padrão 4.0, já estão armazenadas diversas informações do T-Force Cardea Zero Z440.

Analisando o site da Seagate, podemos enxergar alguns dados. O FireCuda 510 promete uma velocidade máxima de leitura sequencial de 3.450 MB/s, enquanto o 520 chega até 5.000 MB/s. Para testar se os requisitos são cumpridos, utilizaremos o CrystalDisk, software que servirá como parâmetro para analisarmos se as velocidades apresentadas são condizentes.

FireCuda
Em verde, os SSDs testados – Imagem: Reprodução

Testes do FireCuda 520

Iniciando pelo FireCuda 520, temos o primeiro resultado: uma velocidade de leitura de 5006.81 MB/s. Na escrita, obtivemos 4280.85 MB/s, um valor muito próximo do prometido. Ressaltamos que esses números podem variar de acordo com o hardware em que o SSD está instalado.

Quando comparamos os valores obtidos com os do T-Force Cardea Zero Z440, que já estavam armazenados em nossa tabela, podemos notar que há um empate técnico.

FireCuda
Valores obtidos pelo CrystalDisk na testagem do FireCuda 520.

Testes do FireCuda 510

É importante dizer que nosso sistema operacional está instalado no FireCuda 510 e, por isso, pode ser que ele não apresente seu melhor desempenho. Ainda assim, conseguimos ter uma performance muito boa, com uma leitura de 1778.68 MB/s e uma escrita de 1693.48 MB/s.

FireCuda
Valores obtidos pelo CrystalDisk na testagem do FireCuda 510.

De maneira geral, os SSDs são muito bons e nós, da Pichau, recomendamos para aqueles que buscam um excelente desempenho. Até o momento, os produtos ainda não estão disponíveis em nosso site, mas fique de olho para adquiri-los.

Confira também: Vendas de placas de vídeo cresceram quase 39% no primeiro trimestre de 2021

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x