Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Supercomputador Aurora, da Intel, é o mais rápido do mundo em IA

Máquina ainda não atingiu toda sua capacidade nos testes

0

De acordo com uma notícia publicada pelo Tom’s Hardware nesta segunda-feira (13), o supercomputador Aurora, desenvolvido pela Intel, é atualmente o mais rápido do mundo em inteligência artificial. O desempenho da máquina foi apresentado no último benchmark HPL-MxP de precisão mista divulgado.

Nos testes, o hardware foi capaz de atingir impressionantes 10,6 exaflops de desempenho em IA. Com o número, o sistema ultrapassou o rival Frontier, da AMD e passou a figurar no posto mais alto da lista que elenca os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo em inteligência artificial.

Vale ressaltar, no entanto, que o Aurora ainda não é 100% operacional, o que significa que ainda são observados alguns problemas de hardware e instabilidades de rede. Sendo assim, a máquina da Intel sequer utilizou todo seu potencial nos testes.

Intel
Imagem: Reprodução/Argonne National Laboratory

Ao todo, são 21.248 CPUs e 63.744 GPUs distribuídas em 10.624 lâminas de computação que formam o sistema. Conforme divulgado, nos benchmarks cerca de 87% do sistema estava ativo, o que levou à 1,012 exaflops e a segunda colocação no ranking da categoria.

Vale ressaltar que o Aurora deve alcançar a primeira colocação geral com o tempo, e as expectativas apontam para este acontecimento quando o hardware estiver com 70% de sua performance de pico durante cargas de trabalho sustentadas, o que representaria aproximadamente 1,4 exaflops.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x