Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Memória RAM: Dual Channel e Single Channel, entenda na prática

Aprenda sobre quantidade de RAM e como combinar as memórias da melhor forma.

2

Durante o processo de montagem de um computador, muitas dúvidas podem surgir, e uma delas é sobre a memória RAM. Qual a melhor configuração no meu caso? Para 8GB, devo usar um pente só ou dois pentes de 4GB? Posso combinar memórias com capacidades diferentes?

Neste texto, você entenderá a melhor configuração para o seu caso! Nós, da Pichau, explicaremos os conceitos de Single Channel, Dual Channel e Flex Mode. Além disso, mostraremos algumas combinações possíveis e em que situações elas devem ser utilizadas, fazendo testes em jogos e mostrando as diferenças de performance.

Primeiramente, o que é Single Channel, Dual Channel e Flex Mode?

  • Single Channel: Single Channel é o uso de somente um pente de memória. Por mais que um pente de 8GB tenha a mesma capacidade de 2 pentes de 4GB, a velocidade da troca de informações entre o processador e a memória é menor no primeiro caso.
  • Dual Channel: A tecnologia Dual Channel foi desenvolvida para acompanhar a velocidade dos processadores. Consiste em utilizar dois pentes de mesmo tamanho, frequência e temporizações, assim, o processador efetua a comunicação com os dois canais de memória ao mesmo tempo, dobrando a largura de dados do barramento.
  • Flex Mode: A tecnologia Flex Mode permite que utilizemos módulos de tamanhos diferentes. Por exemplo, pode-se utilizar um pente de memória de 8GB e um de 4GB.

Testes na prática:

Utilizamos 4 configurações 1x 8GB, 2x 4GB, 8+4 GB e 2x8GB. Os jogos testados foram: Assassin’s Creed Odissey, CS:GO, GTA V, Rainbow Six Siege, Shadow of the Tomb Raider, Strange Brigade, The Division 2, The Witcher 3

  • Assassin’s Creed Odissey: Com 8 GB de RAM em Single Channel obtivemos média de 70 FPS com quedas até 50 FPS. Já em Dual Channel obtivemos média de 98 FPS. O que nos prova que essa diferença é o Dual Channel é que se utilizarmos o dobro da capacidade (16GB) em Dual Channel, a média continua a mesma de 8GB.

memoria RAM

memoria RAM

  • CS:GO: Utilizamos as configurações usadas por pro-players do jogo, resolução em Full HD e qualidade dos gráficos no muito baixo.  Pelo fato de as taxas de quadro estarem altíssimas, superando o valor de 400, as diferenças de FPS não foram tão relevantes in-game.

memoria RAM

memoria RAM

  • GTA V: No GTA V, o Single Channel mais uma vez se mostrou inferior aos outros. Com essa tecnologia, tivemos em média 122 FPS com quedas para 76 FPS. Usando Dual Channel, a média foi de 132 frames, com quedas até 82 FPS.

memoria RAM

memoria RAM

  • Rainbow Six Siege: Num jogo competitivo como esse, todo FPS importa. O que mais chama atenção são os drops de frames que temos quando utilizamos Single Channel, chegando até 114, enquanto em Dual Channel não houve quedas superiores à 140 FPS, o que demonstra estabilidade.

memoria RAM

memoria RAM

  • Shadow of the Tomb Raider:  É um jogo extremamente pesado, e obtivemos uma grande diferença entre Dual Channel e Single Channel. Na formação com somente um pente de memória RAM obtivemos média de 95 FPS com quedas até 54 FPS, enquanto que com dois pentes obtivemos uma média superior a 120 FPS com quedas de no máximo até 70 FPS.

memoria RAM

memoria RAM

 

  • Strange Brigade: Neste jogo em específico, as configurações seguiram um padrão de médias e quedas portanto, nesse caso isolado, não fará diferença Dual Channel ou Single Channel.

memoria RAM

memoria RAM

  • The Division 2: Assim como o jogo anterior, este também utiliza da mais recente API Gráfica (DirectX 12) e obtivemos diferenças relevantes de quedas e médias. Com Single Channel a média foi de 123 FPS com quedas até 69 FPS. Já com Dual Channel, obtivemos uma média de 169 FPS com quedas de até no máximo 105 FPS.

memoria RAM

memoria RAM

  • The Witcher 3: Num jogo pesado de RPG com mundo aberto como The Witcher, as diferenças são consideráveis. Com um só pente, a média foi de 93 FPS com perdas até 69 FPS. Já com a tecnologia Dual Channel, a média foi de 130 FPS com quedas de até no máximo 89 FPS.

memoria RAM

memoria RAM

Com os testes feitos hoje, pudemos notar uma diferença de performance expressiva quando Single Channel é comparado ao Dual Channel. Na configuração com dois pentes de memória, temos um ganho de aproximadamente 13%. Tanto em Dual Channel com dois módulos de 8GB e dois de 16GB obtivemos a mesma performance.  Vale lembrar que os testes foram feitos no cenário mais extremo possível, com uso de uma placa de vídeo forte, para visualizarmos melhor as diferenças. O Flex Mode, ao ser comparado ao Single Channel, também apresenta ganhos de performance. Nos nossos testes, obtivemos um ganho de aproximadamente 8%.

Outro ponto muito importante que deve ser considerado é o preço dos componentes. Numa configuração de 8GB, caso utilize apenas um pente de memória, o usuário terá que desembolsar por volta de 310 reais. Já com dois pentes, o valor é na casa de 200 reais cada módulo, totalizando 400 reais.  Você pode encontrar memórias RAM com ótimos preços no site da Pichau Informática.

Confira também: Montamos um PC gamer bom e barato

4 4 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe
Felipe
07/04/2021 12:00

Tenho um i7 8700, com uma gtx 1050ti e 20gb de ram. (8gb + 8gb + 4gb). O quê seria melhor? Comprar um pente de 16gb pensando ou 2 de 8gb para fazer dual channel?

trackback
07/04/2021 15:03

[…] 9. Memória RAM: Dual Channel e Single Channel, entenda na … […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x