Na última quinta-feira (13), a Samsung Electronics e a NVIDIA anunciaram uma colaboração estratégica para avançar nas tecnologias de Inteligência Artificial em Redes de Acesso por Rádio (AI-RAN).
A parceria visa aprimorar a eficiência e o desempenho das redes móveis, integrando as plataformas de computação acelerada da verdinha com as soluções virtualizadas da gigante sul-coreana.
- MSI lança fontes com potências incríveis para novas GPUs NVIDIA, confira
- Samsung promete modernizar consoles portáteis com novidade dobrável, confira
O que são RANs?

As RANs são componentes essenciais das redes móveis, responsáveis pela conexão de dispositivos como smartphones às redes principais. Com a evolução para o 5G, a complexidade e a demanda por desempenho aumentaram bastante.
Nesse contexto, a aplicação de IA nas RANs surge como uma solução promissora para otimizar recursos e melhorar a qualidade do serviço.
Em testes realizados no laboratório da Samsung Research no final do ano passado, foi demonstrado com sucesso como a computação acelerada da NVIDIA pode ser integrada a redes baseadas em software para aprimorar as capacidades de IA.
A integração permite que a Samsung forneça AI-RAN combinando sua Unidade Distribuída Virtualizada (vDU) com a computação acelerada da corporação comandada por Jensen Huang em servidores comerciais padrão, onde o software vRAN da sul-coreana está instalado.
Mais detalhes da parceria
No mais, a colaboração também explorará combinações das soluções vRAN da Samsung com a plataforma de IA da NVIDIA baseada em CPU e/ou GPU Grace, utilizando tecnologias Compute Unified Device Architecture (CUDA).
Durante o Mobile World Congress (MWC) 2025, a Samsung apresentou demonstrações de AI-RAN, desenvolvidas em colaboração com membros da AI-RAN Alliance, incluindo a NVIDIA.
As demonstrações destacaram inovações como a estimativa baseada em IA do canal físico de uplink compartilhado (PUSCH) e modulação não uniforme, evidenciando maneiras inovadoras de incorporar IA nas redes móveis.
Como a novidade impacta no cenário
June Moon, Vice-Presidente Executiva e Chefe de P&D da área de redes da Samsung Electronics, enfatizou que, enquanto a IA está transformando o cenário das telecomunicações, a sul-coreana está auxiliando as operadoras a construir a arquitetura e o ambiente de rede adequados para a prosperidade da IA, tudo isso alimentado por sua vRAN comprovada e potenciada por IA.
Já Ronnie Vasishta, Vice-Presidente Sênior de Telecomunicações da NVIDIA, acrescentou que a AI-RAN é uma tecnologia essencial que proporciona ganhos transformadores na utilização, eficiência e desempenho da rede, ao mesmo tempo que viabiliza novos serviços de IA.