Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Saiba mais sobre os processadores Intel Lunar Lake, previstos para o terceiro trimestre

Modelos prometem até 3x mais desempenho em IA quando comparados aos Meteor Lake

0

Na última semana, a Intel revelou detalhes sobre a próxima geração de CPUs mobile, denominada Lunar Lake, prevista para chegar já no terceiro trimestre de 2024. Os modelos contarão com NPUs 40% mais rápidos que as vistas nos CPUs Core Ultra 100.

As unidades de processamento neurais, inclusive, serão o maior foco dos lançamentos. Outros destaques ficam com a iGPU Xe2 Battlemage e com os novos núcleos de processamento.

Até o momento, a corporação comandada por Pat Gelsinger não mostrou exatamente o salto geracional em relação à atual geração Meteor Lake, afirmando apenas que as novidades apresentarão IPC e performance por watt “significativamente” maior, graças aos novos núcleos de eficiência e de desempenho, além do modo Thread Director melhorado, responsável por gerenciar melhor esses núcleos.

Intel
Imagem: Reprodução/Intel

É importante ressaltar que, caso as placas de vídeo Arc B não sejam lançadas antes dos Lunar Lake, os processadores provavelmente estrearão os chips gráficos de segunda geração, sendo eles as iGPUs Battlemage, baseada na arquitetura Xe2.

Vale destacar também a presença dos núcleos XMX Engine, específicos para aceleração de aplicações que usam IA. Com isso, os futuros CPUs da Intel entregarão até 3 vezes mais performance em IA. As informações revelam mais de 100 TOPs de desempenho, somados aos mais de 60 TOPS da iGPU e os mais de 45 TOPS da NPU melhorada.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x