Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Por que o hardware está mais caro?

2

Quando se monta um computador nos dias de hoje, é nítida a diferença nos preços quando comparados a tempos anteriores e, recentemente, temos percebido algumas questões sobre disponibilidade e valor do hardware. Pode parecer óbvio que a principal responsável por uma alta tão grande nos custos é a pandemia de Covid-19, mas como exatamente ela influencia para uma variação tão elevada?

De início, é importante citar um balanço divulgado pelo The Elec no início deste ano. Nele, foi informado que os produtos que fazem uso de semicondutores, artigo de suma importância para a construção de hardware, sofreriam com reajustes por conta da pandemia, visto que, com ela, houve uma perda de produção e aumento na demanda por componentes computacionais.

Além disso, a TSMC, maior empresa do ramo dos semicondutores, anunciou que de corte de preços para clientes que compram em grande quantidade, como a NVIDIA e a AMD, chegava ao fim. Na sequência, Asus, EVGA e Zotac anunciaram que alguns de seus produtos sofreriam com aumentos em seus valores. Tudo isso está relacionado aos fatores citados acima e aumentos nos custos de logística e maiores tarifas de importação.

Todavia, existe um outro fator que gerou um aumento na demanda por computadores e suas peças: as criptomoedas. O crescimento rápido e absurdo dos preços de moedas virtuais fez com que a atividade de mineração alavancasse bruscamente a busca por hardware.

hardware
Flutuação do valor de Bitcoin, uma criptomoeda, no período de um ano – Imagem: Reprodução

Por fim, vale dizer que não há uma perspectiva de melhora no mercado nacional. O mercado tecnológico como um todo, sempre foi custoso no Brasil por diversos fatores. São diversas dificuldades logísticas, alfandegárias e as dimensões continentais do país também influenciam em tudo isso. Caso queira informações mais detalhadas, clique aqui.

Confira também: Estoques da AMD RX 6700 XT | Especificações, preço e lançamento

 

3 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno
Bruno
14/03/2021 00:02

Infelizmente a GTX 1660 já tá beirando os R$4200 em vários lugares, então não fez muito sentido ela aqui, eu de coração achei desnecessário essa matéria, não quero ofender ninguém, mas definitivamente esse preço não vai retornar tão cedo. Foi bem construída e explicada mas não acho que foi necessária. Peço desculpas ao autor inclusive, mas acho que você deve ter sido induzido a publicar isso.

Andre
Andre
02/04/2021 00:42

e curioso foi nem sequer ter mencionado a evolução do dólar desde o início do ano passado.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x