– AMD confirma que as placas Radeon RX 5000 e RX 6000 entrarão em manutenção
– Os futuros drivers e recursos novos serão focados em placas mais recentes
– Usuários das RX 5000/6000 ainda terão placas funcionais
Na última quinta-feira (30), o WCCFTech publicou que a AMD oficializou que as séries de placas de vídeo Radeon RX 5000 e RX 6000, equipadas com as arquiteturas RDNA 1 e RDNA 2, respectivamente, foram colocadas em modo de manutenção (“maintenance mode”) e deixarão de receber novas otimizações específicas para jogos ou inclusão de novos recursos gráficos em futuras versões de drivers.
Segundo declaração da empresa, a prioridade de desenvolvimento passará a ser as gerações mais recentes (RDNA 3 e RDNA 4), com foco em entregar tecnologias e recursos atualizados para essas novas GPUs.
- AMD + OpenAI: nova parceria pode abalar domínio da NVIDIA
- Qualcomm entra no mercado para concorrer com NVIDIA e AMD
De acordo com a vermelhinha, as placas RX 5000 e RX 6000 ainda receberão atualizações de segurança e correções de bugs, mas não terão mais “otimizações de jogo” ou acesso prioritário a novos recursos gráficos e extensões Vulkan/DirectX que sejam exclusivos das GPUs mais novas.
Por exemplo, no driver AMD Software: Adrenalin Edition 25.10.2, a lista de compatibilidade de “Novo Suporte de Jogos e Extensões Vulkan Expandidas” aponta apenas para placas RX 7000 e RX 9000, deixando claro que as gerações anteriores não estão contempladas.
Os motivos da decisão

A explicação da empresa aponta que para conseguir “otimizar e entregar novas tecnologias” de forma mais eficaz, é necessário concentrar esforços nas arquiteturas mais recentes, um padrão de mercado que visa melhoria de desempenho e menor fragmentação.
Porém, muitas pessoas veem esse movimento com preocupação, pois as RX 6000 ainda são consideradas placas muito capazes para jogos modernos, e a retirada do suporte de otimização pode afetar sua longevidade em termos de desempenho competitivo nos títulos futuros.
O que isso muda para usuários
Para quem possui uma RX 5000/6000: A placa continuará funcionando normalmente, e drivers de estabilidade e segurança ainda serão fornecidos. Contudo, se o foco for jogar os lançamentos com os “extras” mais recentes (novas extensões gráficas, melhorias de desempenho específicas), talvez seja necessário considerar um upgrade futuro;
Para quem pensa em comprar: Se a intenção for adquirir uma placa “para futuro”, talvez valha avaliar modelos mais novos (RX 7000 ou equivalente da concorrência) justamente por conta dessa mudança de suporte;
Para desempenho e jogos: A diferença prática será mais visível em títulos futuros que adotarem extensões ou otimizações especiais para RDNA 3/4.