Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

Novo processador Intel Core ganha 14% e usa menos energia, veja mais

Refresh da 14ª geração traz clocks maiores sem estourar o consumo

0

De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (08), a Intel está dando sinais de recuperação com os novos processadores da série Core Series 2, a próxima atualização da linha Raptor Lake.

Um dos primeiros testes de desempenho da linha, o Intel Core 9 270H, mostrou resultados sólidos em comparação com modelos anteriores, chamando atenção especialmente pelo equilíbrio entre performance e eficiência energética.

Ganhos são notáveis

Intel
Imagem: Reprodução/WCCFTech

O chip, que possui 14 núcleos e 20 threads, foi avaliado no benchmark PassMark e obteve uma pontuação de 4125 em desempenho single-thread, superando com folga o Core i5 14500HX, que registra em média 3619 pontos nesse mesmo teste.

A diferença de quase 14% de desempenho extra chama ainda mais atenção quando se observa que o novo 270H opera com um TDP base de 45W, contra 55W do 14500HX.

Arquitetura otimizada

Apesar de utilizar a mesma litografia Intel 7 e compartilhar os 24MB de cache L3, o Core 9 270H mostrou superioridade mesmo com uma possível desvantagem de cache L2, visto que são 11,5MB contra 20MB do rival, sugerindo que otimizações de arquitetura e frequência estão fazendo a diferença.

Um dos fatores decisivos para essa vantagem é a frequência turbo máxima de 5,8 GHz, superando em quase 1 GHz o modelo comparado.

A diferença na prática

Na prática, isso pode significar um desempenho mais responsivo em jogos e tarefas que dependem de velocidade por núcleo, além de menor geração de calor, um ponto bem importante para notebooks de alto desempenho. E ainda que o ganho em multitarefa tenha sido mais modesto, o resultado geral do Core 9 270H posiciona o modelo como uma das melhores surpresas da linha atualizada.

Com os olhos voltados para a próxima leva de processadores Arrow Lake prevista para o final do ano, a Intel deseja tentar reconquistar terreno perdido frente à AMD e a futura arquitetura Zen 5. Se repetir o salto que conseguiu com o Core 9 270H, a azulzinha pode tornar a disputa bem mais equilibrada.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x